BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 21 de julho de 2009

"OTO!"

Parece incrível, mas crianças, já muito novas, percebem detalhes da estética das coisas que as circundam. Minha filha é uma detalhista! Desde seus pouco meses era impossível "enganá-la" com uma coisa "parecida" com a que ela queria. E, com o amadurecimento de sua percepção, isso só piora.

Alice agora entrou na fase da escolha. Quer escolher tudo, desde a roupa que vesta até o que comerá na sobremesa.

O problema é que, ainda que sejá muito falante, ainda lhe falta a capacidade de dizer exatamente o que quer. E com isso, quem se embanana é a mãetérprete.

Hoje, ao terminar o almoço já declarou: "NONE!"
Eu rapidamente fui buscar o desejado danoninho na geladeira. Abri e cheguei perto dela com um sorriso satisfeito: "Toma, filhota, o teu danone!"

"NÃOOOOOOOOOO!!!!! Oto!" respondeu ela meio contrariada.

Voltei à cozinha e peguei um Yakult. Cheguei perto dela novamente, satisfeita por ter entendido o seu pedido.

"NÃOOOOOOOOOOOO!!!! Oto!" Foi a resposta imediata.

Nisso, eu já confusa, pois desconhecia que outro danone ela poderia estar pedindo, tentei servir um mingau de farinha láctea, pois acreditava, na minha inocência, que ela houvera confundido aquilo com danone.

Novamente recebi uma resposta negativa. Mas dessa vez já um tanto irritada.

Calmamente (ainda) sentei ao seu lado e expliquei: "Filhota, eu não sei que outro danone é esse que você quer..."

"OTO!!!!!!!!!" foi a resposta, já chorando a plenos pulmões "OTO!!!!!!"

Eu comecei a me irritar com a manhã que testemunhava e num tom sério expliquei que com gritos ela não conseguiria nada e que precisava me acalmar e me explicar que outro danone era esse (incrível como nós insistimos na crença de que o diálogo adulto pode ser compreendido por uma criança que está aos berros...).

Nisso, ela olha para mim, cenho franzido, com um tom furioso, e exclama: "Oto, mamãi! Oto none! Oto vovó!" E desatou a chorar novamente.

Peguei o telefone, já em desespero, e liguei para minha mãe.

"Mãe, que outro danone é esse que você deu para a Alice que ela tanto quer agora?" Perguntei, já num tom apelativo.

"Leite Fermentado Activia do seu pai." Foi a resposta.

ERA ISSO ENTÃO. O tal outro danone era o Yakult numa embalagem verde!

Mas, e aí? Como resolver o impasse?

Com toda calma do mundo sentei e expliquei a ela: "Filha querida, tá vendo esse potinho aqui?" E mostrei o potinho do Yakult, "pois é, é IGUAL ao danone do vovô, mas é vermelho. Isso porque o do vovô é de menino, é verde, e o seu é vermelho, de menina." Eu já duvidava que qualquer lógica funcionaria com ela, mas, porque não testar?

Como que por milagre ela calou-se, segurou o potinho do Yakult na mão, examinou-o cuidadosamente e com um ar inquisitivo falou: "Gual vovô?"

"Sim filha, igual ao do vovô."

"Vede vovô?"

"Sim filha o do vovô é verde porque é de menino."

"Meio Lixe?"

"Sim filha, o da Alice é de menina, vermelho."

E assim, ela calou-se e tomou o bendito "OTO!"

2 comentários:

  1. Muito engraçado !!! Meio Lixe foi sensacional!!!! Hahahaha !!

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahahaa... amei! Bjs, Raquel

    ResponderExcluir