BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Livros de mãe

Como boa mãe de primeira viagem, comprei inúmeros livros onde eu acreditava poder aprender a criar minha filha e ser a mãe perfeita. Não preciso nem dizer que logo tive a certeza de que nenhum bebê é igual e por isso mesmo é que não são entregues com manual de instruções. Isso eu até já sabia, MAS, eu precisava ler tudo para ter essa certeza.
Vou confessar que não me arrependo por nenhum tostão gasto nesses livros. Posso até não ter me tornado a mãe perfeita, mas aprendi muito e continuo aprendendo. Meu lema continua sendo: Ler nunca é demais!
O primeiro livro que eu gostaria de comentar é "Seu Filho no Dia-a-Dia" do Dr. Antônio Marcio Junqueira Lisbôa, mais conhecido como Dr. Lisbôa. Eu fui sua paciente quando criança, em Brasília. Aliás acho que todos os meus amigos eram pacientes do Dr. Lisbôa! E acho que todos fariam coro comigo quando eu digo que o Dr. Lisbôa era o máximo! Quando vi que existia um livro dele, não hesitei em comprar. E foi o melhor livro que já comprei sobre filhos. Não é um livro no estilo "Como fazer" e sim uma compilação de artigos do Dr. Lisbôa, escritos para o Jornal de Brasília. Os artigos falam da experiência de consultório dele, da vivência dele como pai e também como filho. Ele acaba esclarecendo MUITAS dúvidas, mas não propõe soluções mágicas. Em vários artigos ele dá a opinião dele sobre o melhor procedimento para determinadas situações, mas, em nenhum momento ele diz que essa ou aquela são a forma correta de se criar um filho. Recomendo! 
Mais um da série "O que Esperar...", na versão "do Primeiro Ano". Eu já tinha comprado "O que esperar quando está esperando" e, ainda que tenha sido interessante como leitura durante a gravidez, achei um pouco alarmista demais. Continuo achando que nenhuma grávida saudável deveria ficar lendo sobre os detalhes de uma gravidez molar! O mesmo vale sobre esse aqui. Ele é grande, pesado, com letras miúdas e repleto de caixas de explicação. Tem TUDO, nos mínimos detalhes! Todo e qualquer mal que possa acontecer com um bebê na face da terra é vislumbrado aqui. É tanta informação que o livro acaba enfadonho e assustador. Há um cardápio ideal para crianças, com importantes dicas sobre nutrição e com uma variedade de terrorismos sobre os terríveis males que uma mãe pode causar a um bebê se der alguma coisa que não está ali! Todas as doenças do mundo estão descritas, todas! Se quiser saber o que fazer com o seu filho quando ele for acometido por crupe, a resposta está logo ali! E no final, você tem duas saídas para interpretar o livro: ou passa a achar que todos os pediatras são péssimos por não terem pensado que a gripe do seu filho, na verdade, pode ser um terrível caso de alergia a flocos de neve do sul do Himalaia; ou passa a achar que seu pediatra é um gênio por conseguir filtrar toda aquela informação e curar seu filho daquele resfriado que você tanto temeu! Esse eu recomendo, foi ótimo quando a Alice teve a primeira bronquiolite e eu precisei elevar a cabeceira da cama... a altura dele é perfeita! Pena não ter dois iguais!
Alice sempre dormiu muito mal! Desde que chegou da maternidade, as noites eram um evento à parte. No auge da minha exaustão decidi que eu iria usar o método da Elizabeth Pantley e corri para comprar "Soluções para Noites sem Choro". Li inteiro e AMEI... aí parti para a aplicação do método! NÃO, não funcionou! Tudo o que ela dizia que aconteceria aconteceu exatamente da forma contrária. Ela até respeita o fato de que nem toda família está disposta a passar por uma reforma geral dentro de casa para praticar a cama compartilhada e dá dicas para quem não a pratica. Ela até respeita quem não pratica amamentação prolongada e dá dicas para quem não a pratica. MAS, o livro é, de forma geral, voltado para quem pratica essas coisas. Eu amamentava, e amamentei até os 18 meses, mas não conseguia lidar com o conceito de cama compartilhada. Minha filha, por sua vez, nunca entendeu a tal da Remoção Gentil, que aqui em casa se tornou mais parecida com uma Remoção Odiosa! No geral, não deu certo e o livro hoje junta poeira na minha estante.Mas, mesmo assim, eu recomendo a leitura. A autora é inteligente, tem comentário cabíveis e construtivos e, toda mãe pode aproveitar algumas das dicas do livro. Mas, não se iluda, não é um sistema mágico para ensinar bebê a dormir!

Os livros da Tracy Hogg me foram recomendados por várias mães. Assim que Alice chegou da maternidade eu já os tinha comprado e já estava lendo com afinco. São bons, pelo menos eu gostei. Mas, novamente, nenhuma fórmula mágica. Como é de se esperar, eles não resolvem todos os seus problemas! Mas ajudam a mãe a entender que cada criança tem seu temperamento e sua forma de lidar com o mundo ao seu redor, propondo formas para se conhecer melhor o próprio bebê. A Tracy Hogg tem um respeito enorme pela individualidade e pelos sentimentos do bebê e prega isso em seus livros. Eu li os dois que existem no mercado Brasileiro: "A Encantadora de bebês Resolve Todos os Seus Problemas" e "Os Segredos da Encantadora de Bebês". Recomendo um ou outro, os dois é exagero, são praticamente uma redação diferente de um mesmo texto. Mas MUITAS dicas boas estão dentro desses livros e realmente, para quem tem pouca experiência, ele pode ser um recurso muito bom!
Minha mãe teve esse livro, minhas tias tiveram esse livro, eu não poderia deixar de tê-lo... era o que eu achava. Ganhei de Natal logo depois da Alice nascer. Esse eu li uns pedaços e desisti de ler. É antiquado, fornece informações que hoje são inaceitáveis sobre a alimentação e, no geral, nunca me serviu para absolutamente nada. Não recomendo.

3 comentários:

  1. Mariana,como lidar com filhos é super complicado,tive 3 filhos,um diferente do outro,lia na época tudo sobre como lidar com filhos,mas nada deu certo.Ai resolvi fazer meu metodo,mas quando chegava outro pensava em fazer igual o primeiro ai era tudo diferente.
    O livro de Reinaldo de Lamare era o apogeu na época,tive ate pouco tempo e desfiz,nem mostrei para a flavia e Vanessa.
    Mas achei super interessante o que você escreveu e parabéns mais uma vez.
    Lourdinha

    ResponderExcluir
  2. Também gosto da companhia dos livros, ainda que não os siga como bíblia ou algo parecido. Li e gostei do Criando bebês, de Howard Chiltom.
    Outro que gosto bastante é o, da mesma série, Criando meninas. Traz uma interessante discussão sobre a forma com que a sociedade teima em criar meninas bonecas... muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Andréa -
    adorei a dica, vou comprar e ler!

    ResponderExcluir