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segunda-feira, 19 de abril de 2010

Comparações (2)

Amei o post anterior, da Ka, e coincidiu dela falar exatamente sobre algo que me incomoda, essas tais comparações. E vou além, não é só comparar, mas viver querendo que o filho faça mil coisas, que saiba isso, que saiba aquilo... Gente, como isso cansa! Na idade da Ana, a febre é saber quem já lê e escreve; na idade da Carol, quem reconhece mais cores, letras, números...
AAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGHHHHHHHHHH!!! Que inferno!
Gente, com 10 anos todos os coleguinhas das meninas estarão sabendo ler, escrever, reconhecer letras e formas, e não fará a menor diferença quem aprendeu mais cedo ou mais tarde.
E o ponto fundamental: será que as crianças precisam saber tantas coisas tão cedo? Gente, nós temos o resto da vida para ler, para dar conta de todos os compromissos, para pagar nossas contas, para escrever nossas teses, para fazer IR... Por que não aproveitar a infância para o descompromisso, para as brincadeiras, para curtir a vida? Deixemos as comparações para depois, já que no futuro, elas serão inevitáveis: quem tem o melhor emprego, quem estudou na escola tal, quem sabe chinês, quem casou com o cara mais gato!
Finalizando o post, uma ode a tudo o que minhas meninas ainda NÃO sabem e, assim, deixam a mamãe orgulhosa:
-Ana com muito custo lembra o dia do aniversário dela;
-Carol chama quase todas as cores de amarelo;
-Ana ainda está na fase de escrever espelhado;
-Carol não faz a mínima ideia de que existem letras;
-Ana acha que apenas janeiro e setembro fazem parte do calendário;
-Carol só com mais de dois anos aprendeu a dizer que tem "dois aninhos" e a fazer dois com os dedinhos. Com um ano, quando todas as crianças mostravam, ela respondia que tinha "quatro" anos e não tinha um pingo de coordenação pra mostrar com os dedinhos.
E como é bom ser criança!
Má.

4 comentários:

  1. aaii isso é terrível mesmo, as vezes me pego nesse pensamento bobo de que "será que minha filha já não deveria saber fazer isso?", e com outras mãe perguntando se éla já faz isso ou aquilo e dizendo que seus filhos já fazem ou já faziam na idade em que ela está...isso cansa mesmo! Tem que relaxar e curtir cada um no seu momento certo...

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  2. Nossa... perfeito... e vou até mais longe: aprender a escrever cedo demais pode atrapalhar na hora do aprender formalmente na escola.
    A Alice se interessou cedo pelas letras, nunca forcei... eu deixava ela brincar com letrinhas do jeito dela e achava graça. Mas, eu fazia questão de NUNCA forçar letras nela e nem de "exercitar" as letras. O juntar as letras então, eu sempre fugi...
    Tenho um vídeo dela pequena, falando as letras... mas, todas as que ela aprendeu foi por perguntar: "E essa, mamãe?"
    Também adoro ver ela no próprio passo... todo mundo, quando a vê falando, já diz logo: "Como fala bem!" e pergunta: "Falou cedo?"
    A resposta é padrão: "Falou cedo sim... mas em compensação só foi conseguir coordenar as pernas com 1 ano e 4 meses... engatinhou até quase gastar seus joelhinhos!"
    E salve a criança curtir o aprender aos poucos!

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  3. Nossa, mas a gente faz mesmo essas comparações... concordo com tudo o que vc falou, mas também me pego comparando, muito pra saber se o João está se desenvolvendo bem...
    Quando vi todos os amigos da escola pulando de um pé e minha pobre criatura mal pulava com os dois... logo achei que tinha algo errado kkkkkkkkkkkk
    O seu texto vai me fazer pensar muito sobre isso e vou me policiar bastante.
    beijo e obrigada,
    Lorena Carvalho

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  4. Que bom que você curtiu, querida!
    Eu também comparo... Uma com a outra, cada uma com os outros, mas estou me policiando também! Beijos!

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