BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Festinhas infantis = parte 2


Eu sou do tipo que curte montar as festas de aniversário da minha filha. No apagar das luzes de cada uma das festas, eu já estou pensando e bolando coisas para a próxima. Não gosto de festa em casa de festa, acho caro demais e nada personalizado. Também não sou fã de decoração comprada ou alugada pronta. Existem umas MARAVILHOSAS, mas, além de caras, acabam ficando todas um pouco parecidas. E, as mesas ficam lindas, mas, em geral, têm tanta coisa sobre elas que mal vemos o pequeno assoprador de velas do outro lado na hora do parabéns.
Outra coisa que tenho dificuldade é com os tais animadores. Lógico que é divertidíssimo para os pequenos ter um grupo de animação daqueles que bota abaixo o salão. Mas, em geral, no final da festa temos crianças hiper excitadas nas mãos e uma boa dor de cabeça por conta daquela música aos berros. Fala sério, né, gente... criança por si só já faz uma zoeira inacreditável, se ainda me jogam o repertório completo da Xuxa no ouvido em volume máximo, não tem como eu sair de lá pensando direito. Isso sem contar as inúmeras festinhas onde acabo ouvindo funks variados, músicas sertanejas fora de série, e outros gêneros musicais muito discutíveis para crianças.
Enfim... o que eu queria dizer é que curto um animador tranquilo que toque um violão, coloque uma música baixinha, proporcione brincadeiras legais que não involvam egotrips, mas que estimulem as crianças a brincarem juntas e se divertirem como o que são: crianças.
O bolo eu gosto de fazer em casa (fazer nada, peço para alguma santa tia que saiba fazer, porque eu sou uma negação na cozinha!) e decorar do meu jeitinho. Acho LINDO aqueles super bolos com pasta americana, cheio de detalhes e esculturas, mas, a grande verdade é que são raros os bolos desse tipo que são genuinamente gostosos. Não há nada, para mim, como um delicioso bolinho caseiro!
E, finalmente, chegamos no item que motivou meu discurso: as fotos. Nada no mundo me deixa mais irritada do que ficar sendo seguida numa festa. Tenho horror a olhar as pobres crianças nas festas tendo que parar de brincar para fazer mil poses sob orientação de um fotógrafo que diz: "Agora vira assim e sorri para mim... isso, para, não se mexe agora!". Normalmente esse fotógrafo está acompanhado de um assistente (as vezes mais de um) que fica segurando um super holofote sobre a criança (o que, no verão carioca, equivale dizer que a criança sua como uma condenada!) e servindo de "leão de chácara" para evitar que as outras crianças esbarrem no equipamento, invadam a cena fotográfica, chamem a atenção do amiguinho aniversariante, e dai vai. Não raro, essa equipe conta também com um cinegrafista que segue o aniversariante para todo canto... até para o banheiro eu já vi seguir!
Mil vezes já levei empurrões e pisadas no pé dessas equipes. Minha filha, quando tinha pouco mais de 1 ano, levou uma bundada de um deles,ficou um clima horrível entre a equipe de filmagem e eu.
O pior é quando acontece da pessoa contratar um fotógrafo por recomendação da cicrana que viu as fotos da festa da fulana que é vizinha da prima da tia dela, e aí, depois de todo esse bafafá, depois de pagar uma pequena fortuna a ele, o tal te entrega um CD com mais de 600 fotos RUINS! Isso mesmo, acontece, viu!
Amiga minha contratou por recomendação de uma amiga que conhecia uma fotógrafa "legal" e acabou com fotos fraquíssimas, que qualquer pessoa com uma camera digital maneirinha poderia ter tirado!
Eu, por isso, prefiro mesmo contar com as fotos dos tios, primos, sobrinhos, amigos. É mais barato e acabo com fotos super legais e pessoais de vários momentos e lugares da festa. Mas, se você pretende contratar uma equipe, minha sugestão é que contrate alguém que você já viu trabalhando, que respeite o fato de que está circulando no meio de um monte de crianças pequenas, que entenda que não se trata de fotos da Xuxa, e sim de uma criança que quer se divertir na própria festinha, que tenha muita paciência para tirar trezentas fotos da criança pulando, fazendo careta, reclamando, chorando, para que consiga uma foto legal dela abraçada com os avós... E, principalmente, peça para ver o book do fotógrafo! Se possível, peça para amigas que contrataram o fotógrafo para te mostrar o resultado final das fotos da festa... books são fáceis de ficar lindos porque selecionam apenas poucas das milhões de fotos tiradas ao longo de uma carreira e que passaram por um bom photoshop! O resultado final das fotos de uma festa de uma amiga poderá te dar uma idéia bem mais legal de como é, realmente, o trabalho desse fotógrafo...

2 comentários:

  1. oie..achei seu outro blog,rsrsr..na duvida, sigo os 2,rsrs..menina,eu AMO festas infantis,alias, e de familia..eu e minha mãe temos uma "psicose" em decorar festas, os preparativos,organizar, tudo..hahaha...é um trbalaho dos infernos fazer fetsa infatil,mas fica tãaao lindo..kkk..bom,agora licencinha que vou ler seu lbog,táaaa??bjs e bom finde!! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Affe, pessoa, não me venha com essa campanha "anti-fotógrafos", que eu preciso trabalhar!!!! Hahahaha!
    Mas, brincadeiras à parte, concordo plenamente contigo! Uma das minhas maiores preocupações é não pentelhar demais a criança, é deixá-la se divertir como ela bem quiser e pronto! O resto do problema é integralmente meu, eu me viro e resolvo! Pior que nessa eu fico pra morrer quando aparece uma vovó ou uma babá desavisada, mandando a criança "sorrir pra tia"! Puts, se não quer ajudar, pelo menos não atrapalha meu trabalho!
    Qm sabe no fim do ano eu não me convido pra acabar com a sua teoria e fotografo eu o aniversário da Alice?!?!
    Bjs mil e boas fotos!

    ResponderExcluir