BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Carta aberta ao "jornalista" João Pereira Coutinho


Normalmente limito esse blog a pequenas reflexões e anedotas da minha vida (e das minhas amigas que escrevem comigo aqui), mas dessa vez eu não pude resistir. Fazendo minha leitura da blogosfera, caí no blog da Nave Mamãe onde ela comentava a coluna de um certo Jornalista chamado João Pereira Coutinho, da Folha com o título Mamonas Celestinas.
Além de concordar com tudo que foi dito no Nave Mamãe, queria complementar dando minha própria opinião sobre o assunto na esperança que a ameba digitadora que escreveu o texto original chegue aqui de alguma forma e leia o que penso a respeito da sua coluna tosca.

Veja bem, senhor João, amamentar, ao contrário do que se pensa, não é um ato íntimo. Os seios da mãe, no momento da amamentação, só são orgãos sexuais para pessoas com pensamentos sexualmente desviantes. O seio é a fonte única de alimento para um bebê até seus 6 meses, e depois disso, apesar de ser complementada com outras formas de alimentação, continua sendo de suma importância para a saúde do bebê. Amamentar é tão íntimo quanto comer um hamburguer.
Entenda, senhor, que bebês não sabem ainda o que é o íntimo e não dá para dizer para uma criatura de 2 meses que ela deve esperar um pouquinho e segurar a onda porque estamos no meio da rua e o meu peito agride pessoas de pensamento pequeno. Quando um bebê quer mamar, ele quer mamar. Talvez sua mãe seja da escola que acreditava que bebês saudáveis eram aqueles que se atracavam com uma mamadeira engrossada com maizena e ficavam gordos como pequenos porquinhos. Mas ela era um produto da época em que viveu. A medicina avançou e isso já se provou uma farsa.
Se você tem alguma dificuldade para entender a importância da amamentação em livre demanda, entre em contato com a OMS, tenho certeza que na função de jornalista, você encontrará alguém por lá disposto a te explicar porque todos devem encorajar mães que amamentam, seja onde for.
Acredito que você precise urgente de apoio psiquiátrico e aqui vão os pontos que você deveria abordar com o seu médico ainda na primeira consulta:
Uma pessoa que equipara o ato de amamentar ao ato sexual ou à masturbação, é uma pessoa que deve olhar para um bebê e sentir prazer sexual. Marque logo sua consulta, João, antes que seja tarde demais e que você se sinta sexualmente atraído por crianças, porque isso, amigo, tem nome e é pedofilia. A amamentação não tem nenhum tipo de relação com o ato sexual entre homem e mulher, que fique BEM claro.
Quanto a você ter esse estranho fetiche por defecar em praça pública, camarada, é outro assunto a ser abordado. Amamentar só está relacionado com defecar porque é graças à amamentação que os bebês conseguem formar fezes. Mas amamentar não produz nenhum tipo de odor, não tem nenhuma bactéria, e não afeta a ninguém que não esteja envolvido diretamente na relação bebê-mamãe. A não ser é lógico, que a pessoa tenha algum distúrbio e não consiga deixar de olhar o ato como sendo algum tipo de perversão. Nesse caso, releia o parágafo anterior e siga as recomendações ali colocadas.
Mas é isso, meu caro jornalista, é só isso que eu tinha a dizer. E para os seus empregadores mando o seguinte recado: isso não é jornalismo, é lixo em palavras!

12 comentários:

  1. Depois de um texto como esse, me resta uma certeza. Esse tal jornalista deve ser filho de chocadeira, pq me estranha alguém que teve mãe pensar - e pior: expressar! - tamanho absurdo.
    Assino embaixo teu conselho, Mari: psiquiatra djá!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de ter escrito! Concordo com tudo!

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo, não devemos nos calar frente a um texto deprimente como esse de João Pereira Coutinho. E lá vai a folha, mais uma vez, prestando um desserviço com relação à maternidade. Nós, que lutamos tanto para disseminar a importância da amamentação, vemos um imenso veículo e de circulação nacional fazendo uma porcaria dessas. Lamentável.
    Um beijo carinhoso.
    Glauciana
    @BlogCoisadeMae e @redemulheremae

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo. Isso não é jornalismo, é lixo em palavras!

    Bj,
    Daniela

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as suas palavras querida e este idiota de marca maior deveria se retratar publicamente a tb ser demitido do jornal. bj

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? Acho que a intenção dele era justamente chamar a atenção! E conseguiu os seus minutinhos de fama em meio a polêmica do mamaço... A folha não é mais o que era embora o jornalismo sempre deixou a desejar; lamentável. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse filho de chocadeira e tao imbecil e covarde que a essas horas com certeza esta se escondendo embaixo de uma mesa morrendo de medo de sair na rua e nao conseguir sobreviver. Tem medo mas nao tem vergonha ne, amore?

    Se nao tem capacidade de se retratar publicamente, melhor ficar mesmo trancado dentro de casa por um bom tempo na esperanca do caso abafar. E boa sorte tentando ter alguma moral no meio jornalistico depois dessa!

    So tenho do...

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, nada mais me espanta ....olhe a que ponto chega a imaginação de um "jornalista" chamado João,mas poderia ser Antonio, Pedro....enfim...que faculdade muda o carater de um homem??nenhuma...é isso é no jornalismo, e em tantas outras áreas que nós mortais dependemos de uma razão moral e ética e não temos nenhuma?????? Qdo uma nação não tem em seu comando nem um presidente que preste, um TSJ nas mãos de calculistas ,políticos analfabetos, sim , na maioria, porque estão lá e não sabem nem as cores da Bandeira Nacional, um ex ridículo, mas com sentido, porque o resto já se presume a cultura e lisura dos Nossos parlamentares......Uma coisa puxa a outra e no final nós estamos é sozinhos e ao léu,mas ainda confio que de algum lugar vá sair alguém com vergonha na cara o suficiente pra nos ajudar......sei que é Utopia, mas .........

    ResponderExcluir
  9. Esse cara é um babaca, agora o que me espanta é a Folha permitir que um texto daquele fosse publicado! Se bem que o que os meios de comunicação querem é ibope, né, e eles conseguiram isso!

    Bjos!
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse texto, expressa toda a nossa indignação contra um cara que acha que pode dizer qualquer besteira e ser chamado de jornalista, esse cara ofende a classe jornalistica ao se nomear um.

    ResponderExcluir
  11. O tal Coutinho da Folha apenas deixou escapar uma velada tara dele por mamães gostosas de seios suculentos amamentando na rua. Ele, ao invés de "desligar" o radar de macho para poder ler aquilo ali como pura e simplesmente um ato natural, necessário e isento de qualquer conotação sexual (a amamentação), faz exatamente o contrário, permitindo-se uma encoberta excitação que, por sua vez, descamba num explícito incômodo, pois para ele, como o mesmo falou, aquilo ali tem peso social de ordem sexual, deveria acontecer “entre quatro paredes”. Não é que racionalmente ele tenha em equivalência "masturbação" e "amamentação". Claro que não, e é nisso ai em que paira a tese da Ironia. Ele não é (tão) bobo. Só que ele mesmo não percebe (ou percebe agora) as razões por detrás do próprio incômodo.
    É nada mais, nada menos, que mais um caso de uma cabeça de cima sendo traída pela de baixo.

    ResponderExcluir