BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O futebol, o fim da civilidade e as crianças

Dia de jogo é um inferno aqui em casa. Aliás, em quase todas as casas cariocas. Parece que quando o time entra em campo, a educação do povo sai pela janela! É um tal de gritos, uivos e fogos a cada erro, acerto, quase gol, gol. E quando é do time do torcedores dos arredores (no meu caso, moro numa área onde o Flamengo parece predominar), o barulho é grande, mas pelo menos são menos palavrões. Agora, quando o time que fez o gol é o outro (qualquer um, escolhe aí o que quiser...) a porca torce o rabo.
Um vizinho do prédio ao lado, que é flamenguista doente, perde totalmente a compostura nos momentos que acha que não são favoráveis ao seu time. Grita impropriedades aos berros na janela. Xinga jogadores, oponentes, juizes, bandeirinhas e qualquer pessoa envolvida no evento. Imagino que não tenha filhos, ou, se os tem, imagino que participem dessa baderna, repetindo as lindas palavras que ele profere para o grande público carioca.E tem gente que ainda encoraja os filhos a torcerem repetindo esses palavrões. Nunca paro de me surpreender com crianças pequenas gritando horrores na frente da TV enquanto assistem a jogos de futebol!
O fato é que hoje Alice entrou no carro, quando fui buscá-la na escola, e perguntou: "Mãe, onde é a casa do caiaio?"
Entre o surpresa e o assustada, já que mesmo não tendo a boca mais limpa do mundo, me policio muito perto dela e não gosto dessa palavra em especial, portanto, não a uso nunca, perguntei, meio que não dando bola, mas também querendo saber onde ela teria escutado isso: "Não sei o que é isso, filha... de onde você tirou isso?"
"Eu inventei, mãe, tiei da minha cabeça!" respondeu.
E aí pinta a dúvida, sigo ou mudo de assunto?
Deixei cair o assunto e fomos para casa. Mais tarde ela repetiu a pergunta e eu perguntei onde tinha escutado isso. Ela se limitou a dizer que foi o moço na rua. Mas, tenho quase certeza que essa palavra foi aprendida pela janela de casa em dia de jogo.
Aí me perguntam porque eu não gosto de futebol da forma que ele é encarado no Rio de Janeiro... tá aí a resposta...

Um comentário:

  1. hehehe! É brabo!
    Tô passando pra contar que, enfim, voltei a blogar e postei umas fotinhos da minha filhota pra vcs conhecerem!
    Um abç,
    Maura, mamãe da Sophia

    ResponderExcluir