BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desfralde Noturno


"Acho que a Alice só vai desfraldar com uns 15 anos! E esse é um problema dela... se ela quiser, tudo bem", foi a minha última frase de uma noite quando Alice tinha 2 anos e 2 meses.
Ela mostrava ZERO interesse no assunto e eu menos ainda. Acho fralda ULTRA prático, e o meio ambiente que me perdoe. A fralda me dava a liberdade de passear livremente, sem ter que me procupar com o fato de que talvez não tivesse um banheiro decente por perto. Me dava a liberdade de viajar 3 horas de carro non-stop. Me dava a liberdade de não ter que parar tudo o que eu estava fazendo para socorrer o apelo de 'mãe, xixiiiiiii!". Eu adorava a fralda e ela me adorava de volta!
No dia seguinte, e isso não é uma força de expressão, nem uma licença poética, ela chegou da escola, ainda de fraldas, e declarou: "Mãe, Alice num usa mais fodinha!"
OI??? Comassim, criança? Hoje de manhã você saiu de casa toda lindinha de uniforme e fraldinha, toda contente. Em que momento do dia você tomou essa decisão?
E daquele momento em diante ela não permitiu mais que eu colocasse fraldas enquanto ela estivesse ativa. Só permitia a fralda quando estava com sono e querendo dormir.
Ainda assim foram inúmeros pipis e cocôs na calcinha. Todos conversados e acertados posteriormente entre nós duas. Mas, no todo, o desfralde diurno foi maravilhoso, até porque, o meu esforço nesse sentido foi mínimo!
Hoje ela está com 3 anos e 3 meses. Já se vai um ano que fraldas só são usadas para ir dormir. Ela está feliz assim, e eu também. Ela não demonstra o menor interesse em dormir sem fralda, nem eu. Por mim, se ela quiser dormir de fraldas até casar, ótimo... aliás, confesso que eu adoraria poder dormir de fraldas para não ter que me levantar no meio da noite para fazer pipi!
Já ouvi muitas pessoas dizendo que é hora de fazer o desfralde noturno. Me dando dicas de como fazê-lo. "É simples, não a deixe beber nada depois do jantar." Tá, e ela morre de sede nesse calor senegalês do Rio de Janeiro? "É fácil, acorde ela a cada 4 horas para fazer pipi no banheiro." Sei... depois de lutar por 2 anos para ela dormir uma noite inteira, agora, por um capricho meu, vou passar a acordá-la no meio da noite?
São tantas as dicas que eu chego a ficar atordoada. Quer saber? Só aceitarei dicas de desfralde noturno de pessoas que durmam com ela e se incomodem de ter fraldas na cama. Portanto, até ela casar, se quiser ficar de fraldas, que fique.
Lendo o post de hoje da Paloma, mãe da Cecília e da Clarisse, e dona do blog Peripécias de Cecília e Fofices de Clarice, percebi que realmente a fralda alheia parece perturbar muito as pessoas. Não sei o que elas têm a ganhar com o desfralde noturno da minha filha, mas, de fato, existe um incômodo universal com a fralda noturna da Alice.
Gente, gente, deixa a criança dormir com a fralda dela, tá? Prometo que tão logo ela se desfralde, eu a farei plantar uma muda de árvore para cada noite dormida de fraldinha, ok?

22 comentários:

  1. E Gab tbém vai continuar de fraldas a noite até que ele queira!!! Só quando a fralda começar amanhecer seca direto é que eu vou tirar!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, mas muito bom mesmooo!!
    Eu sou mãe de uma pequenina de 2 anos e 2 meses, bom ela já não faz o usa diurno da fralda a quase 1 ano, mas o que eu já limpei de xixi e coco...nem o meio ambiente saberia contar..
    Bom, hoje ela só usa mesmo pra dormir, e como vc mesma disse, não dá p tirar a fraldaa, pq justamente nesta idade eu consigo às vezes que ela durma uma noite inteiraa, eu vou voltar a estaca 0?
    Não...vc tem razão, se elas quiserem ficar de fralda até os 15 anos ou até elas casarem, ÓTIMO!
    E então o meio ambiente que me perdoe..logo saberei retribuir o que "ele" me deu.
    Mamãe Renata Tavares, contente com as fraldinhas noturnas.

    ResponderExcluir
  3. Oieee!
    O processo de desfralde da Maria Clara foi muito rápido. Acho que ela colaborou mais do que eu ensinei. Aos dois anos ela começou a fazer xixi e coco no penico e ficava de calcinha. Adora até hoje a sensação de liberdade que é usar uma calcinha. Escrevi um tópico sobre isso no meu blog mais detalhado...
    Ela viu que fazer xixi e coco no pinico era muito prático e coisa de criança independente e aí assumiu o papel e fez algumas vezes só na calcinha e chorava muito porque ela mesma morria de raiva.
    Na mesma semana em que parou de usar a fraldinha durante o dia, eu observei que à noite ela não estava sujando mais fralda. Fiquei assim uns três dias e nunca mais coloquei. Ela fez duas vezes xixi na cama, mas cortava ele no meio - sim, ela pedia pra continuar a fazer no pinico - eu a levava aos prantos e explicava que não precisava chorar. Que o pinico ficou feliz que ela continuou a fazer o xixi no pinico.
    Bom este seu desabafo aí e realmente, isso é muito de criança pra criança. Se a Alice quer usar a fralda ainda, deixe ué e não deixe mesmo ela com sede. Tente antes de dormir, bem antes de levar ela pra o berço ou caminha, ir ao banheiro, escovar os dentes e fazer o último xixi. Mesmo que ela não queira, deixe ela um pouco lá que sempre vem um pouco de xixi. Ela mama pra dormir? Aqui a Maria Clara guarda o liquido do mamá pra manhã..rss
    Acorde ela de manhã e leve-a ao banheiro mesmo sem ela querer. Pode ajudar.

    Beijinhoooos pra vc e pra Alice.

    OBS: Saudade da minha usando fraldinha :-(

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkk
    a fralda alheia incomoda mesmo... isso é fatooooo!!!

    incrível isso né?

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Guria, como a fralda alheia incomoda, imagina quando chegar aqui a minha vez....vai dar pano pra manga...espero que a Helena seja independente....bjos pra vc, adorei o post...
    Nuana e Helena

    ResponderExcluir
  6. Nem vou dizer nada além, aqui em casa meu filho vai fazer 4 anos e até agora ele sós e desfraldou a tarde, sim a tarde, pois de manha ele ainda usa fralda, a noite também, e sabe do que mais, ele usa a fralda por que quer, pois quando não quer a fralda não coloca e faz xixi e coco direitinho e sozinho.

    Deixem as fraldinhas em paz.

    ResponderExcluir
  7. Vi outro dia uma piada assim no Facebook:

    Grande promoção: assuma meus problemas e pague minhas contas, e ganhe de presente o direito de se meter na minha vida! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Olá! ötimo blog e excelente post! Olha, pelos meus (não muitos) conhecimentos, percebo que as crianças que tem os momentos delas, viu? Conheço criança que tira a diurna e a noturna juntas, tem umas que demoram mais - no meu caso foi assim, tirou a diurna e demorou com a noturna, enfim, uma hora a coisa vai, né?? Eu não forcei nada, meu filho fez alguns xixis na cama, até que começou a levantar sozinho para fazer e volta a dormir tranquilo, amém!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Q.LEGAL! DEVE TER SIDO MINHA FILHONA Q. MANDOU. PARABENS PRA PALOMA,MAE DA ALICE!Q.BOM HAVER MAES Q. PENSAM ASSIM.SOU VOVÓ MAS NUNCA PERTURBEI POR CAUSA DA FRALDA.DEIXEM AS CRIANÇAS CRESCEREM EM PAZ!DURANTE A VIDA A GENTE TEM "TANTO DESFRALDE",NAO É? DAGMA,VOVÓ DA ANA CLARA E MAMAE DA DANIELA.

    ResponderExcluir
  10. Olha fiquei muito feliz em ler o seu post, vi que não estou sozinha,minha filha fez 5 anos e nada do desfralde noturno, e as pessoas me cobrando dizendo que a culpaé da mãe, tentei esta semana e asegunda ela dormiu a noite inteira e a fralda amanheceu seca, na terça acordei de madrugada mas já estava molhada, troquei e de manhã estava molhada novamente, desisto, mas me senti aliviada em ler seu post, obrigada!

    ResponderExcluir
  11. A culpa não e de ninguém cada um cuida de sua vida....eu deixaria a minha filha usar fraldas, mas ela que não quer colocar mais. Olha o dilema...não sei o que fazer. Ela dorme 12h por noite...começa as 17:30 e não sei qual o intervalo que devo acorda-lá...alguém pode me ajudar? São 2 dias levando ela as 21:30h e 1:30h...depois ela acorda e vai. Estou achando muito:(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REcomendo a você ver esse vídeo: http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=enurese-noturna
      Acordar a criança, é um erro...

      Excluir
  12. Olá! Adorei o post. Estou querendo desfraldar à noite o meu João de 3 anos e 4 meses e não consigo. De dia ele ficar super bem, vai ao banheiro sozinho e segue com a vida, mas à noite não consigo acordá-lo para fazer xixi, eu tenho que acordar toda a hora. Ele agora que dorme a noite toda direto das 19 às 07, e não acorda e faz muito xixi na fralda ainda. Estou super cansada, trabalho o dia todo e a noite tenho que levantar toda a hora pra levar ele no banheiro, só que ele vai carregado, não acorda. Estou pensando em adiar, esperar mais sinais, a fralda amanhecer mais seca, o que acham?

    ResponderExcluir
  13. nossa que alívio depois que li esse post..minha filha tem 3 anos só usa fralda pra dormir...a fralda amanhece enxarcada de xixi....naum sei se é a hora de desfraudar...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o desabafo em nome de todas as mães na mesma situação!!!!!!!!!! Que dificuldade. Eu tentei levar a minha filha no meio da noite pra fazer xixi no troninho e foi um horror. Ela acordou de mau humor e queria ficar na sala pra dormir novamente.Mesmo assim acordou com a fralda cheia.....dar conselhos é muito fácil.

    ResponderExcluir
  15. Olha... Meu filho fez 4 anos em Janeiro... E há mais de 1 mês na propus a tirar a fralda da noite!!! Coloco o cel.p despertar a cada 2 hrs....levo o no banheiro... Ele faz xixi... E entre as levadas ai banheiro ele ainda faz na cama!!! Eu desisto, estou indo amanhã comprar fraldas... Fico exausta todos os dias e percebo q ele tb!!! Viva a fraldaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia MK - aqui ela já está com 6 anos e continuo com o problema. Conforme orientações de vários médicos com quem conversei, a enurese noturna só é considerada um problema de verdade depois dos 7 anos, e ela é hereditária. Acordar a criança a cada 2h só serve para criar stress dentro de casa.
      Sugiro a você ver esse vídeo: http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=enurese-noturna

      Excluir
  16. Aqui em casa eu tenho um problema. ..se ela não vai pra casa da avó ela dorme a noite inteira sem fralda. Mas é só dormir lá uma noite que volta a fazer. Ela diz que a vovó dela chama ela de bebezinha e que la ela faz o que quiser ... e tem que colocar a fralda. Difícil pra mim

    ResponderExcluir
  17. adorei....vamos respeitar o tempo deles...bora comprar mais fraldas

    ResponderExcluir
  18. Gente qual fralda que vcs usam? Pous como as criancas estao na maioria com 4 anos a fralda xxg j fica meio Apertada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraldas pull-up tendem a ter tamanhos maiores... no final eu estava usando a Huggies Pull Ups, tamanho XXG... mas a Pampers pull up, da Dora (a de menino tem algum outro personagem...) é excelente para crianças maiores...
      Eu, finalmente, resolvi a questão, com a ajuda de um urologista... mas esperei até os quase 7 anos completos para me preocupar com o assunto. E, segundo o uro, é isso mesmo... antes dos 7 anos é bem mais comum do que pensamos...

      Excluir
  19. Oi!
    Meu filho fará 7 anos em outubro e até hj nao consegui tirar a fralda noturna. Todo ano eu tento, fico meses na função, mas ele simplesmente nao acorda, tem o sono mto pesado. Acaba levando quase no colo ao banheiro, o q não adianta em nada. Estou preocupada, levo ao pediatra todo ano ou a cada 6 meses e nao comentei esse assunto, pois sempre estava no processo do desfralde noturno e achava desnecessário comentar...até pq a culpa é sempre da mãe! Me sinto mal, frustrada por nao ter conseguido. Acabava abandonando e voltando as fraldas por desgaste, pois acordava a cada 2 horas e mesmo assim, várias vezes, nao dava tempo e ele acabava fazendo na cama tb. Sempre achava q ia se resolver, mas está perto dos 7 anos e nem sinal.

    ResponderExcluir