BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 20 de abril de 2010

A escolha do time

Eu detesto futebol! Acho melhor esclarecer isso desde já! Não torço por time nenhum, não assisto nenhum campeonato, não curto copa do mundo. Sou um ET e não tenho vergonha de admitir isso! E, se quiser me ver de mal humor, é só me dizer que tem final de campeonato carioca. Já antecipo os baderneiros, os fogos no meio da madrugada, os bêbados no trânsito. Detesto mesmo, no melhor estilo odeio.com.br!
Mas, moro no país do futebol, na capital mundial da bola em campo. Alias, moro bem pertinho do time com o maior número de torcedores do Brasil, e quicá do mundo. Por isso, é invevitável que o talzinho faça parte do meu cotidiano. Nessa cidade, quem não torce por algum time, é considerado anti-social.
Com isso, minha filhota, que eu imaginava imune a torcida organizada, acabou exposta a esse negócio de sentar na frente da TV para ver um monte de marmanjo correndo atrás de uma bola. Com um avô flamenguista viciado, e um pai botafoguense (ainda que só em dia de final ele queira ver jogos), ela foi contagiada pela noção de ser torcedora.
Não sei por que cargas d'água, decidiu ser flamenguista. Acho que foi só para contrariar o pai, já que cada vez que ela grita MENGO ele faz caretas engraçadas e se contorce todo. Atualmente, ela já solta seu grito de guerra completo "MENGÃO DO MEU COIAÇÃO", olhando para ele com uma cara de malandra que mesmo o mais sério torcedor do vasco cairia na gargalhada.
Para completar, ela adora o hino do Flamengo e o canta à perfeição sempre que vê alguma coisa que alude ao time.
O avô, percebendo que poderia ganhar uma forte aliada em sua torcida, rapidamente comprou para ela uma camisa oficial do time. Ela, lógico, amou e quer vestir a tal blusa sempre que a vê!
A coisa complicou mesmo neste domingo, quando o Flamengo enfrentou o Botafogo na final do campeonato.
Fomos convidados por um amigo do meu marido para assistir ao jogo na casa dele. Seria uma congregação de botafoguenses (e uma idiota chamada Mariana no meio!) fazendo uma torcida unida para mandar uma corrente de pensamento positivo para os jogadores. Tudo lindo, não fosse um detalhe: quando comentamos com a Alice que iríamos ver o jogo na casa do Tio C, ela, quase que imediatamente, desatou a cantar o hino do seu "Mengão do Coiação" e exigiu vestir sua amada camiseta rubro-negra.
Chegando na casa do Tio C, a primeira coisa que fez foi gritar, a plenos pulmões, repetidamente: "MENGOOOOOOOOOO! MENGOOOOO!"
Não houve argumento, não houve suborno (tentaram suborná-la com um chocolate, o que a fez questionar, por alguns segundos, a sua fidelidade ao timão), não houve meios de convencê-la a torcer pelo Botafogo!
Ofereceram a ela uma camisa oficial alvi-negra. Com desdem ela recusou: "Mas, eu já tenho a camisa do MENGOOOOOO!" E, durante todo o jogo, ela cantou e dançou e torceu fervorosamente pelo seu mengão! Ainda que, nem por um minuto, tenha percebido que a torcida era para algo que ocorria na TV. Acredito que ela achava que estava num campeonato de quem torce mais e não na torcida por uma bola acertando uma tela no fundo de uma trave!
Mas, quis o destino que o Flamengo encarasse a derrota. Os botafoguenses gritavam de alegria: "FOGOOOOOOO!". E ela, tão feliz quanto eles, gritava junto: "MENGOOOOOOOO!"
Voltou para casa contente, cantarolando o seu hino favorito: "uma vez famengu, sempi famengu, famengu sempe hei de sê!..."
O pai, rindo, perguntou se ela não tinha percebido que o Botafogo tinha ganho o jogo e que ela deveria estar cantando o hino do Botafogo (que ela conhece, mas simplesmente se recusa a cantar!). Ela, marotamente, olha para ele e canta baixinho: "Uma vez Botafogo, sempi botafogo, botafogo eu sempi hei de sê." Depois, torce o nariz e diz: "Não, papai, tá errado! É (e aqui ela começa a cantar com muita animação e bem alto): UMA VEZ FAMENGU! SEMPI FAMENGU!..."
E, como sempre, cai na gargalhada com as caretas e contorções do pai!

4 comentários:

  1. A Alice é uma figura! Hahahaha.
    Grazie Dio o Erich é tão imune a futebol quanto eu!Rsrs. A Giu aprendeu a falar gol há pouquíssimo tempo e ela acha que é chutar a bola, só. Rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Simplismente amei,so queria ver a cara do vô!!Alice é uma graça!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. Alice é Linda, é uma graça, uma menina extremamente inteligente.
    Para completar é Flamenguista..

    Quem não deseja ter uma filha assim ?

    ResponderExcluir
  4. Minha neta, meu exemplo, por ela sou flamenguista! ROXO!

    ResponderExcluir