BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Das 18.30h as 6.30h

Minha filha vai dormir entre 18.30h e 19h, todos os dias nos quais ela tem aula no dia seguinte. Via de regra dorme por 12h ininterruptas e, quando muito, acorda uma vez, voltando a dormir rapidamente. A aula dela começa as 7.30h, portanto ela precisa acordar as 6.30h.
As pessoas ficam chocadas. Me perguntam como eu consigo fazer isso. E eu sempre respondo que é a coisa mais simples do mundo: ROTINA.
Na minha casa a coisa é bem simples: não existe soneca diurna, janta as 17.30h. Se não tiver tomado banho ainda, toma. As 18.30h está deitada na cama, sem negociações. Tem direito a duas histórias curtas ou uma longa. Apago a luz e, depois disso canto (coitada dela!rs) 2 músicas que ela gosta e silêncio absoluto. Geralmente não preciso mais do que 10 minutos para ela estar dormindo profundamente.
Lógico que tem vezes que ela resiste um pouco mais, que tenta atrasar o relógio da casa, afinal, é criança e criança ADORA ficar acordada "só mais um pouquinho". Mas, como dizem por aí, "a regra é clara". Se tem escola no dia seguinte, até as 6.30h tem que estar na cama pronta para dormir.
E assim, nos finais de semana, ela se auto regula. Lógico que vai dormir mais tarde, mas, raras vezes depois das 8 da noite.
Meus motivos são simples: quero ter vida adulta com meu marido, criança precisa dormir para crescer saudável!
Lógico que isso não passa sem críticas, afinal, ser mãe é ser criticada. Algumas pessoas são rápidas em dizer que eu sou rígida demais, por quase não abrir excessões. Para a Alice não existem festinhas de aniversário depois das 17h em dia de semana, não existe o só mais um pouquinho de televisão, não existe o "só hoje, manhê". Na minha cabeça, férias são para isso, para quebrar as regras, para dormir tarde e acordar tarde. Mas, durante o ano letivo, hora é hora, regra é regra.
Mas, o fato é que passamos, eu e Alice, cerca de 28 meses sem dormir por mais de 4h ininterruptas, e, hoje, dormimos longas horas e, nos finais de semana, ainda acordamos e ficamos rolando na cama por um tempo, vendo filminho no DVD, fazendo cafuné. batendo papo furado. O que era uma tortura se tornou um prazer.
Antigamente, quando chegava a hora de ir para a cama, eu já ficava tensa, nervosa. Hoje, eu fico louca para dar 18.30h, para deitarmos juntas, abraçadinhas, e ler histórias lindas juntas.
Alice, até os 28 meses, era uma criança que se irritava fácil. Hoje é uma criança de muitos sorrisos e poucas irritações.
O esforço diário de cumprir uma rotina rígida se paga quando vejo como, hoje, as nossas vidas são mais leves e estamos todos descansados.
E, agora, com a chegada do Lucas, Alice já anuncia que: "Quando eu for de 4 anos, não vou mais precisar que você fique deitada comigo. Já vou ser mocinha e vou saber dormir sozinha. Você vai precisar ficar com o Lucas, porque ele vai ser bebezinho!". E assim, seja. No ritmo dela e na torcida para que o Lucas venha com o dormidódromo funcionando direitinho porque eu, sinceramente, não sei se aguento o tranco de mais 28 meses sem dormir!

3 comentários:

  1. concordo, concordo e concordo!
    a exceção é o princípio da falência, tem que ser rígida sim!
    aqui as coisas rolam mais tarde porque a minha alice estuda à tarde e eu preciso ficar um pouco com ela - trabalho e só tenho a noite para me divertir com eles... e agora com arthur faço gosto em que eles brinquem um pouquinho antes de dormir... mas na hora de dormir, tem que dormir!
    beijoca
    mari
    viciadosemcolo.blogspot.com



    ah, você viu que mariana, mãe de alice, do pequeno guia prático, tem um filhinho chamado lucas? fiquei total com ciúme (kkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Rotina é tudo na vida deles....Enzo também tem essa rotina de dormir direto e cedo. Agora estamos tentando fazê-lo dormir um pouco mais tarde aos finais de semana, para podermos sair um pouco com ele e também para não termos que levantar tão cedo.
    Bjo
    Adri Gerim
    http://foradocasulo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. concordo em todos os pontos!
    rotina é tudo na vida de uma criança!

    meu LUCAS - adorei saber q o seu tb terá esse nome!!!!... apenas prepare-se: eles tem um gás q não sei de onde vem!!!...rs - vai a escola a tarde... pelo problema no coração, até 3 meses atras tinha soneca da tarde de 2 a 2,5h - era orientação médica!... mas depois q fez 3 anos (1 mes depois da 2ª cirurgia no coração, e possivelmente a última!) ele não quis mais dormir a tarde e ficou assim nos 2 meses seguintes, qdo entrou na escola, a tarde... hj sua rotina é chegar da escola, brincar mais um pouco (pois é, ainda tem gás pra mais brincadeiras em casa!), jantar, tomar banho e ir dormir, por volta das 21:30...

    sinceramente não tinha muita noção da necessidade dessa rotina até ler "nana nene" e "depois do nana nene" - esses livros me ajudaram muito!

    a proposito, pra qdo é o Lucas?
    bjs a todos!

    ResponderExcluir