BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Os "Glóbus"

Já tem um tempo que a Alice me questionou sobre o motivo dela sentir dor quando esbarrava com força em alguma coisa. Expliquei a ela que dentro de nós moram pequenos soldadinhos, e que, quando esbarramos ou nos machucamos de qualquer forma que seja, esses soldadinhos vão até o lugar que machucou para lutar contra a coisa que nos machucou, por isso doía. Ela amou a explicação e desde então, sempre que se machuca, diz que os soldadinhos estão brigando.
Outro dia Alice se machucou e saiu um tiquinho de sangue. Daí ela veio me perguntar porque o sangue saía. Expliquei a ela que os soldadinhos lutavam contra as bactérias, não as deixando entrar, e que se chamavam glóbulos brancos. Mas que eles precisavam da ajuda da aguinha vermelha, chamada sangue, para poder "lavar" o machucado, garantindo que nenhuma das bactérias ficasse ali no machucado, e que esse sangue era a água feita pelos glóbulos vermelhos, por isso era da cor vermelha. Expliquei também que depois que lavavam tudo, os glóbulos vermelhos paravam e ficavam bem quietinhos, até ficarem bem sequinhos e formarem uma casquinha que protegeria o machucado até a pele crescer de novo.
Alice, lógico, AMOU a explicação, e agora, sempre que se machuca já sai logo avisando para quem quiser ouvir: "os glóbus bancus são soldadinhos e tão lutando, e os glóbus vermelhos tão lavando... PAIA DI BIGÁ GÓBUS BANCUS... tá doendo!"
Adoro o fantástico mundo da imaginação da minha pequena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário