BlogBlogs.Com.Br

sábado, 25 de setembro de 2010

O banho do recém nascido

Mais um tópico sobre os recém nascidos... dessa vez, o banho...
Quando eu estava grávida, ou vi VÁRIAS recomendações sobre o banho. Era um tal de "use água filtrada", "não precisa filtrar, mas ferve a água", "compra um termômetro de banho, a temperatura tem que ser perfeita", "não pode dar banho e passar pelo corredor da casa, pode ter uma corrente de ar, e isso é sério", etc.
Aí a Alice nasceu, no dia 18 de dezembro, um calor da peste no Rio de Janeiro.
Na maternidade foi participar do primeiro banho dela. Debaixo da bica da pia de banho, Alice foi lavadinha e ficou toda gostosa. Olhei para o pediatra e perguntei se eu podia usar água da bica mesmo, afinal, era mais simples assim. A resposta foi simples: "Bunda lambe?"
O primeiro mito caiu por terra! Realmente, se não for lavar a boca com enxágue direto, água é água, e nada melhor do que a da bica (diga-se de passagem que a água da CEDAE, no Rio de Janeiro, ao contrário do que pensamos, é SUPER salubre para consumo humano).
Com o calor, água em temperatura "perfeita" era discutível! O que é temperatura perfeita para a água quando temos 40 graus à sombra? Se eu desse banho a 35/36 graus, no termômetro (que eu nunca comprei), eu ia fazer um chá de bebê autêntico! Com isso passei a usar o termômetro "mãoterno"... colocava minha mão na água e, se a temperatura estivesse agradável ao meu toque, era a temperatura do banho... e sem neuras de manter a temperatura estável, né? Com isso Alice acabou com uma predileção para água do tépido para o frio... o que é, pelo que dizem, super saudável!
Aí, tinha uma tal de uma regra de que eu deveria fechar as portas do banheiro e vestí-la sobre o trocador da banheira, para evitar transitar pela casa e expô-la à famosa "corrente de vento" (que, do jeito que falam, parece que era a principal causa mortis dos bebês no passado...). Só que o banho era mais frio do que a temperatura do ambiente, e, no verão carioca, as "correntes de vento" tendem a ser tão quentes que chegam a ser desagradáveis. Portanto, esse mito caiu por terra também. Terminava o banho, enrolava ela tranquilamente e sem neuroses, numa toalhinha, e lá íamos nós, corredor afora, até a cama (eu nunca curti o tal do trocador em lugar nenhum, sempre preferi vestí-la na cama de apoio do quarto). Eu a secava com tranquilidade, janelas abertas e tudo, aproveitando para olhar cada detalhe do corpinho dela, cada dedinho, cada curvinha... e, de quebra, ainda curtia fazer uma super massagem nela! Nunca tive nenhum problema com a tal "corrente"!
No inverno, quando fazia frio, só na hora de dar banho, eu fechava a janela do quarto. Mas, nem era para fugir da tal corrente! Era mesmo porque, convenhamos, corrente ou não, frio saindo do banho é um saco, né? Mas quando o inverno chegou, Alice já não era mais recém nascida (e, do jeito que falam, a tal corrente parece só atacar mesmo bebês muito pequenos).
E, assim, o banho sempre foi simples, sempre foi delicioso, e nunca veio acompanhado de medos e pânicos e manias! Era um banho e só!
E, vou mais longe, sempre lavei o rostinho com a água do banho mesmo (logo antes de colocá-la dentro da água), nunca tive medo dela escorregar das minhas mãos, porque eu sabia que se isso acontecesse, ela sobreviveria... não é uma molhadinha de cara que vai matar um bebê, até porque, bebês, até por volta de um ano, tem o reflexo de não inspirar quando submersos! Dá tempo, tranquilamente, de pescar a cria de dentro da água se ele escorregar!
Enfim, banho tem que ser assim, gostoso e BEM curtido pelo bebê e pela pessoa que dá o banho. É um momento mágico onde aquele serzinho pode se sentir livre em seus movimentos, aproveitando o toque em todo seu corpinho. Até hoje adoro dar banho na Alice (quando ela colabora, porque, falando muito sério, tem dias que ela está com a macaca e resolve dar uma de cascão!).

3 comentários:

  1. KKKK... Eu também não tenho neuras pra nada,...Tem gente que enche o bebe de roupa, pode até ter 40 graus como no Rio de Janeiro, que tem que colocar touca, meias, cacehco...rsr., como se a temperatura do nosso bebê fosse diferente da nossa, pelo contráario é a mesma de um adulto...Quanto ao banho, logo quando ele nasceu eu só dava banho de ofuro( balde) com uma temperatura mais quentinha que 36 graus(pois este banho é relaxante e ele nasceu no inverno) ele adorava chorava pra não sair do banho depois ele cresceu e voltei para a banheira, cresceu mais ainda e a banheira não serve mais...kkkk to pensando em comprar um piscina inflável...Beijos Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa a neura do banho foi passando pouco a pouco, na mesma proporção que o Benjamin ia curtindo mais e mais... E talvez ele só tenha conseguido curtir porque a gente também relaxou, num é?

    Lindo nome do blog, lindo projeto que eu to linkando “ontem” lá no meu leite e prosa.

    Beijos
    Natalia

    ResponderExcluir
  3. engracado. eu morria de medo de dar banho no benjamin e achava que nao ia dar conta. via ele tomando banho na maternidade, via minha mae dar banho nele e era sempre um chororo so.

    mas apesar do medo, quis tentar e ele so chorou mesmo uma vez (que eu o afoguei demais). fora isso ele sempre curte e tem vezes que quase dorme.
    eu sempre lavo a cara dele com a agua da banheira. e ainda faco isso de um jeito meio bruto. meto a mao molhada na cara dele e ele nunca reclamou.
    algumas vezes ele dormiu e enfiou a cara na agua. ontem mesmo aconteceu isso e ao inves de ele abrir o berreiro fez foi dormir enquanto eu ainda o enxugava. depois disso, dormiu por quase 6 horas seguidas. ahahaha!

    e eu sempre saio com ele embrulhado na toalha, mesmo quando ainda estava um pouco frio por aqui.

    nego tem muita neurose com os bebes, mas eles sao muito mais fortes do que imaginamos.

    beijinhos
    :)***

    ResponderExcluir