BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

NHAC

Toda mãe ou tem um filho que um dia morde na escola ou tem um filho que já levou uma mordida na escola. Crianças são humanas, humanos são mamíferos, e mamíferos mordem. É a lei natural das coisas. Fossem eles passarinhos, bicariam.
Mas a verdade é que nenhuma mãe gosta disso, e eu não sou diferente. Aliás, em um sentido, sou sim. Alice levou uma mordida na escola, duas, na verdade, e, eu não me incomodei porque sei que isso acontece. Vi que nada grave acontecera e nem toquei muito no assunto com ela. Deixei-a contar e pronto. Na segunda vez que aconteceu, ela sequer contou, apenas comentou, num tom absolutamente blasé.
Mas sempre tive horror à idéia da minha filha morder! Era um dos meus maiores pesadelos em relação a esse mundo da maternidade. Talvez porque eu não soubesse (e não sei ainda) muito bem como lidar com isso. Cada um diz uma coisa. Já me disseram que o melhor é não tocar muito no assunto. Já me disseram que eu devo contar histórias que falem sobre como é feio morder. Já me disseram de tudo um pouco.
Alice não era uma bebê mordedora. Me mordeu na fase de dentição, umas 2 ou 3 vezes e levou bronca por isso. Mordeu 2 vezes antes de entrar na escola, mas nunca mordidas fortes e sempre levou bronca imediatamente após morder. Um dia minha cachorrinha foi atacada por um cachorro grande e ficou bem machucada. Aproveitei a deixa para mostrar a ela como morder era feio. Ela pareceu entender. E, quando entrou na escola, já tinha desencanado de morder.
Até o dia que levou uma mordida e revidou, só que revidou em outra criança (porque não é besta de morder quem a mordeu, sabendo que levaria outra mordida, né?). Fiquei passada, conversei com ela, expliquei que não era legal morder e que quem mordia era cachorro, não criança.
Algumas semanas depois, mordeu outra coleguinha, dessa vez bem forte e na bochecha. Fiquei para morrer. Conversei de novo, um pouco mais enfaticamente, sobre como eu não gostava de mordidas e sobre como crianças que mordem acabam ficando sem amiguinhos, porque os amiguinhos não gostam de mordidas.
As mordidas pararam. Foram 3 meses de tranquilidade. E, então tivemos um problema em casa. Meu marido teve um problema de saúde e precisamos deixá-la com meus pais por uma semana. Não sei se foi coincidência ou não, mas as mordidas voltaram. E voltaram com tudo! Já se vão 4 semanas que, pelo menos uma vez por semana, ela morde um coleguinha. Nunca forte, nunca deixando marca, as morde mesmo assim.
Recebi a orientação da escola de aplicar conseqüências a cada vez que ela mordesse na escola, sem grandes broncas, apenas conseqüências. E assim surgiu o que eu chamo (não uso o termo com ela, lógico!) de "Barbie castiguinho".
Sentei com ela e expliquei que, a partir de agora, a cada vez que eu soubesse de mordida em coleguinha, a Barbie ficaria de castigo por um dia. Ela arregalou os olhos e exclamou: "A BABI? DI CASTIGO?" Mas pareceu fazer pouco caso do assunto.
Ontem ao buscá-la na escola ela me avisou (a professora orienta os pequenos a contarem, por conta própria, quando fazem esse tipo de coisa... e eles, obedecem!rs) que mordeu um coleguinha. Falei, com toda calma do mundo, que, como tinha sido combinado, a Barbie ficaria de castigo por um dia. Ela chorou, é lógico. Chorou de me cortar o coração. Lágrimas gordas. E dizia: "Num põe ela di castigu não! Eu pometo qui num modo mais, mamãe!"
Eu queria morrer, pegar no colo e sair correndo com ela para a terra sem leis maternas. Mas, infelizmente, essa terra não é muito boa para o futuro das crianças e eu tive que me manter firme.
"Filha, foi o combinado. Você e eu vamos colocar a Barbie de castigo cada vez que você morder, e hoje você mordeu, né? Amanhã ela sai do castigo para te acordar bem cedinho para ir para a escola, e, se você não morder, ela não ficará de castigo de novo!" Expliquei, com muita calma.
"Mamãe, " ela falou, com suas lágrimas escorrendo, "eu num modo mais, tadinha da Babi!" E colocou, obediente, a Barbie "castiguinho" na prateleira da estante onde a Barbie cumpriria sua pena.
Saiu do quarto olhando para trás, pensativa. Foi para o próprio quarto e ficou pensativa olhando para a porta, com suas lagriminhas escorrendo, tristes, bochecha abaixo.
No resto da tarde, brincou, viu filme, mas não esqueceu a Barbie.
Hoje foi acordada pela Barbie, como combinado. Sorriu e exclamou: "Ela nun tá mais nu castigu?"
Eu disse que não e que a Barbie poderia ir para a escola na mochila. Mas que ela precisaria se comportar para que, de tarde, pudesse ter a Barbie para brincar com ela.
Alice avisou a todos na escola que a Barbie tinha ficado de castigo, mas que hoje não ficaria, pois ela não morderia mais... e não mordeu!
Agora resta ver se essa solução será duradoura!

3 comentários:

  1. Nossa, Mari, me vi nessa historia!!!!
    A Mel passou por uma fase muuuuito complicada de mordidas.... Era dia sim dia não.....
    Dai eu comecei a colocar a Bu ( Do mosnstros SA) De castigo. Mordeu, não assiste Bu.
    Foi dificil, muita conversa, mas um trabalho de formiguinha.... Hj não morde mais!!!!!

    Beijos e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkk...
    A Mel mordia mesmo....kkkkk
    Eu confesso que a Sophia não me morde com medo de perder os dentes *o* e quando tenta ela sempre acaba mordendo o próprio braço tipo o crocodilo do pica-pau....rs...
    Ela nunca mordeu nenhum amiguinho....já levou mordida....Acho que o pior são os pais que às vezes parecem esses donos de cachorros que mordem mas não avisam à criança e deixam brincar como se fosse a coisa mais segura desse mundo...Uma vez ela levou uma mordida de uma criança no shopping...aí a mãe veio de longe, pq nem perto tava dizendo...ahhhhhh ela tem mania de morder....
    Ok...avisa...ó cuidado q ela morde...não é mais fácil????
    Eu lembro q a Carol aí em cima avisou...e foi ótimo q a Sophia pelo menos já ficou esperta...
    Não sei, pra variar, o q faria se acontecesse, ou o dia que acontecer...comigo...
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. AMEI essa história!!
    Parabéns pela idéia do castigo, jamais pensaria nisso!!
    Afinal ela se sentiu responsável pela consequencia de um ato errado dela estar "judiando" de algo que ela gosta muito!!
    Muito intelligente!! E tudo sem causar qualquer reflexo de agressividade na criança... Gostei muito, e acho que vai sim surtir efeitos duradouros por conta da reação dela...

    ResponderExcluir