BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mãe de primeira viagem pela segunda vez

Quando eu ainda atendia crianças no consultório, eu sempre explicava para as mães que mesmo no segundo filho, a mãe era mãe de primeira viagem, porque cada filho é diferente e é a primeira vez que ela é mãe daquele segundo filho. E hoje, muitos anos mais tarde, eu vejo que eu tinha razão! (huahuahuaha, pausa para rir porque essa frase ficou, no mínimo, engraçada!huahuahuahau)
Mas, é isso mesmo, estou sentindo na pele a beleza de ser mãe de primeira viagem do meu segundo filho. Fora o fato de que ele é, fisicamente, um clone da Alice na versão masculina, todo o resto mudou!
Alice não dormia, Lucas nasceu dormindo e dorme como um anjo. Aliás, é preguiçoso que só ele e AMA dormir. Não preciso fazer esforço para fazê-lo dormir e ele dorme praticamente a noite inteira, sem muito esforço da minha parte. Isso talvez seja a chave para todo o resto que eu vou falar, porque, sinceramente, bebê que dorme é naturalmente mais tranquilo do que bebê que não dorme e, vamos combinar, mãe que dorme tem infinitamente mais paciência do que mãe que não dorme.
Dito isso, o que mais eu posso dizer? Sim, Lucas é um bebê pacífico, ele AMA ficar agarradinho num colinho, adora curtir um bercinho na dele, adora também dormir na minha cama comigo, curte deitar ao meu lado quietinho e curte ficar horas "namorando" comigo. Em contrapartida, eu curto fazer tudo isso com ele. Alice era energética, era brava. Do nada ela desatava a chorar na mais profunda irritação me deixando desesperada com a sensação de que ela não gostava de ficar no meu colo. Alice detestava o berço, parecia que ele tinha um colchão de pregos. Acho que se pudesse, ela tinha pulado dele no primeiro dia depois de chegar em casa. Ela também nunca gostou de dormir na minha cama. Alice não era um bebê chameguento. Ela gostava do meu colo, mas só do meu e se o peito estivesse a disposição!
Alice era viciada, fissurada, grudada no peito. Eu dizia que ela não tinha pega, ela acoplava! Lucas AMA mamar. E ele mama, muito! Mas não é viciado no peito. Ele se alimenta, depois larga o bico e dorme feliz!
Com a dificuldade que eu tinha com o sono da Alice, eu acabei criando mil regras para ela. Alice tinha hora pra tudo, ordem pra tudo. Era rotina rígida, na esperança de uma noite de sono que, veja bem, acabou vindo só aos 27 meses! Com o Lucas tudo é mais relaxado, mais tranquilo. Ainda que eu preze a rotina dele, é uma rotina bem mais tolerante!
Além disso, com a Alice, acreditando na necessidade de dar autonomia, de não "mimar", eu não ficava tanto com ela no colo, até porque ela mesma não curtia! Com o Lucas, talvez por me dar conta que é uma fase que voa, talvez por já ter a noção de que colo não mima, talvez por saber que é a última vez, eu vivo com ele no colo... não me canso de segurar e cheirar e chamegar. Por mim ele passaria 24h por dia no meu colo!
Lógico que existem também as diferenças de sexo, mas essas era esperadas. Eu sabia que cuidar da higiene de um menino seria mais simples. E, hoje, eu digo que é menos neurótica. Com meninas corremos para trocar fraldas assim que achamos que está molhada. Temos medo das infecções urinárias e dos corrimentos e cândidas. Com meninos só trocamos quando a fralda está, de fato, cheia ou suja! Enquanto Alice usava cerca de 10 fraldas por dia até os 4 meses, Lucas usa umas 6!
Eu sei que muita coisa ainda está por vir, tenho certeza que diferenças ainda surgirão. Eu tenho plena ciência de que ainda sou mãe de primeira viagem da Alice, afinal, eu nunca tive uma filha de 5 anos, nem uma de 6, 7, 8, e assim por diante. E, agora, mais do que nunca, sei que serei mãe de primeira viagem para o Lucas, uma vez que nunca tive um filho de 1 ano, nem um de 2, 3, 4, 5 e lá vamos nós. E, sinceramente, acho isso maravilhoso. Acho que seria muito chato ser mãe que sabe tudo sobre a maternidade de todos os seus filhos. Parte da maravilha de ser mãe é, pra mim, a constante onda de surpresas que eu encaro diariamente!

Um comentário:

  1. Que linda postagem... Bom é poder viver momentos que pra alguns podem ser tão iguais, mas pra quem está vivendo eles são únicos e especiais.

    Bjs

    ResponderExcluir