BlogBlogs.Com.Br

sábado, 5 de maio de 2012

A ex-novidade

E então Lucas nasceu. Voltamos para casa e Alice viveu o encanto de ser a irmã mais velha. E a novidade passou. A realidade bateu na porta. E, Alice percebeu que ela já não reina mais sozinha no lar!
Pronto, isso bastou para a minha filha, aquela adorável menininha que se mostrava tão madura, passar a ser a menininha do anúncio de preservativos!
Epa... peraí... eu não deveria estar contando isso aqui. O que é bonito é pra mostrar, o que é feio varremos pra debaixo do tapete, né?
Pois bem, queridos amigos pensando no segundo filho ou mesmo no primeiro... uma hora aquele anúncio de margarina vai por água abaixo e a crise bate na sua porta. E sua filha, a madurinha, a que tanto quis o irmãozinho, a que te encheu de orgulho nos primeiros dois meses de vida do novo rebento, se transforma no ser mais ciumento e irracionalmente briguento do mundo. Ela passa a te acusar de ser a pior mãe do mundo porque você não levou uma tesoura na sua bolsa quando ela quis brincar de recortar no carro, na ida da casa da avó até a casa dela. Ela passa a defender que te odeia porque você não deixou ela enfiar o dedo na tomada da sala, ou porque você a proibiu de comer 3 barras de chocolate de uma só vez ou simplesmente porque você é você!
E aí você tem algumas opções:
- Devolve o filho mais novo para o teu obstetra, explicando que não deu muito certo;
- Vende a sua filha mais velha para pesquisa científica;
- Compra muitas doses de lorax e dá uma para ela e uma para você diariamente, até o ciúme passar;
- Se esgoela, dá mil broncas, coloca de castigo, usa de todas as pedagogias e anti-pedagogias que você conheçe ou ouviu falar;
- Senta e chora até os teus filhos completarem 15 anos...
Bem... ainda não decobri a resposta correta, mas confesso que tem hora que eu tenho vontade de pedir demissão desse emprego de mãe e de voltar ao mercado de trabalho formal, acho que só assim eu conseguiria descanso!

(ps - esse post não tem fins anticoncepcionais!)

5 comentários:

  1. Estou amadurecendo a ideia de ter um segundo filho. Sei que a birra do mais velho faz parte do pacote e acho que por isso tenho adiado um pouquinho a decisão. Mas é fase e quem tem filho sabe que tudo passa. E para nossa sorte antes do 15 anos... rs...

    ResponderExcluir
  2. Ahahaha, adorei! Principalmente o "este post não tem fins anticoncepcionais". Eu só faria um adendo: "Mas, pense beeem...". Hehehehehhe!
    Olha, eu fico aqui coma opção: "Se esgoela, dá mil broncas, coloca de castigo, usa de todas as pedagogias e anti-pedagogias que você conheçe ou ouviu falar.". Difícil mesmo.
    Mas a minha caçula agora tem 1 ano e 9 meses e elas brincam sozinhas sem mim. Esta é uma das partes boas, que nos fazem (quase) esquecer as ruins e os primeiros e difíceis meeses de adaptação. Aliás, aqui o ciúme brabo só pintou quando a caçula começou a engatinhar, aos 7 meses. Antes, eram mais flores que espinhos. Acho que piora até melhorar, mas depois melhora, os mais velhos vêm que não tem mais jeito, eles não têm escolha e, se não podem combater o inimigo (camisinha retroativa não existe, hohoho), unem-se a eles.
    Esta união dos filhos e das coisas mais lindas da maternidade.
    Agora as minhas duas estão brincando juntas e eu aqui, lendo blogs em pleno sábado pela manhã...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oieee!
    Td bem?
    Acho bonito colocar aqui também os momentos de crises (a gente tem mesmo.. a vida não é só perfeição, né? Ainda mais com os pimpolhos). Eu to pra escrever as crises de pirraça que minha menina, Maria Clara, de 3 anos anda tendo. Nussasenhoradaparecida!!!! Tem hora que dá vontade de trabalhar 24h por dia e deixar ela na escola direto ou me trancar dentro da gaveta.
    Mas outros momentos me fazem felizes, enfim... É assim com todas nós, né? Foi legal vc escrever o texto no momento da "crise", que depois que passar (depois q sua boneca ficar mais carinhosa e entender a situação, vc vai querer apagar ou editar, mas valeu pra vc ver como vc mesma se sentiu.. é assim mesmo).
    Acho que nunca vi um comentário seu lá no meu blog, mas já vou me apresentando e quero saber mais desta realidade de ter já dois filhos. Eu sou Carla, e sou mãe da Maria Clara, como já falei de 3 aninhos. Moramos em uma cidade nova há 2 anos, mas parece que foi ontem que nos mudamos. Arrumar amigos aqui tem sido ainda difícil, mas as amizades e contato com a escola que tenho já me fazem muito feliz.
    Fico pensando em ter outra criança para engravidar agora em maio, mas estou ainda insegura por dois pontos: Conhecer a cidade melhor (tenho a chance agora porque minha filha foi pra escola) e outra: Pode até ser pecado, mas tenho um baita receio de vir um menininho (acho que não to mesmo preparada pra ter outro senão iria querer independente do sexo, né?). A gente melhora muita coisa depois da maternidade, né? Eu fico lembrando das minhas brincadeiras com minha irmã e fico pensando muito ainda na Maria Clara. Deus me perdoe. Claro que se vier menino, vou amar, assim como foi da gravidez da maria Clara. Jurava que era menino e qdo fiz o ultra som.. tava lá a perereca escancarada..rss Fui correndo a uma loja comprar algo rosa!..rsss
    Enfim, acho que pela diferença de idade dos dois (Alice e Lucas), eles vão passar por momentos de muito companheirismo e momentos de brigas sim. E quem vai sofrer? Adivinhaaaaa! Será a mãe. Sim. A gente qdo escolhe ser mãe realmente o coração fica na palma das nossas mãos. É um paraíso, e temos aqueles momentos de "aaaaaaaaahhh", mas logo logo passa com um cheirinho, beijinho, ou simplesmente qdo dormem, a gente vai lá olhar e fica observando desde qdo eram bebezinhos...
    Muito prazer em conhecê-la.. seu nome qual que é???Beijinhossss e tenha um fds abençoado aí.

    OBS: Qto às crises da mais velha, uma vez li que faz bem pedir ajuda para o mais velho. Mostrar que ela é quem vai ajudar mais e que o neném precisa muito da ajuda dela. Afirmo que isso faz bem porque lembro o dia q minha irmã chegou em casa (bebê) roubando minha mãe de mim (kkkk - ó o exagero de irmã crescida e criada)..rss
    Mãe é mãe, né? Vc tem qtos irmãos?
    Bjsss falei demaisssssssssssss!
    Carla.

    ResponderExcluir
  4. Cada vez que vejo um blog que conta exatamente a realidade e não só o lado conto de fadas da loucura toda de estar grávida e ser mãe, me torno fã!
    Ainda estou grávida da minha primeira filha, estou com 28 quase 29 semanas e tenho medo, muito medo de como minha vida será a partir do momento que ouvir aquele chorinho na sala de parto e toda a mudança que virá junto.
    Minha vida já mudou bastante, minha rotina com o Marido ... só o que não mudou foi a carga horária do trabalho hahahahhaha
    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    Mãe Dipa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mari

    Acho que a única coisa que posso dizer pra te ajudar é que uma hora isso passa, e eles se acostumam. Por isso acho que, se alguém pensa em ter mais de um filho, quanto mais cedo melhor. Se o mais velho passa muito tempo como filho único, a dificuldade pra aceitar um "intruso" é maior.

    Mas mesmo isso não evita problemas. Quando o Rafa nasceu, a Isabela tinha um ano e três meses. Mesmo assim, ela sentiu muito, e quase me matou de tristeza quando disse que eu era mãe só do Rafinha, e que a mãe dela era a babá!

    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir