BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sobre Gerson e suas Leis na maternidade

Se tem uma coisa que eu não curto é quem vive pela Lei de Gerson (para quem não conhece a lei de Gerson, recomendo clicar aqui para entender: Vila Rica-1976). O problema com a Lei de Gerson é que ela, inevitavelmente, desafia os limites da Ética e, esses limites nunca deveriam ser ultrapassados... nem um pouquinho, porque, na boa, não existe MEIA-ÉTICA.
E, atualmente, o que vejo por aí é muita gente ensinando aos filhos, seja direta ou indiretamente, que o importante é tirar sempre o melhor de todas as situações vividas, doa a quem doer. Situações como pais ensinando filhos a furar filas, mães ensinando aos filhos que devem mentir sua idade para baixo para poder entrar de graça em algum lugar, ou a mentir essa idade para cima para poder entrar em um lugar.
Recentemente testemunhei uma mãe dando um "jeitinho" para os filho dela ir num circuito de arborismo, mesmo estando ele abaixo da idade e altura indicada... moral da história, o menino teve muita dificuldade no circuito e, pior, atrapalhou todos os outros que estavam lá. Testemunhei pais dizendo para filhos que eles já aparentavam mais velhos de 7 anos, portanto não precisavam mais seguir a lei do cadeirão. São tantos casos que, sinceramente, me questiono se a errada sou eu que faço minha filha esperar na fila, andar de cadeirão e nunca mentir sobre nada para ninguém!
O que me impressiona, acima de tudo, é que esses pais, ao ensinar os seus filhos a tirarem a vantagem para si, em qualquer situação, muitas vezes colocam de lado a segurança de seus filhos! Parecem não entender que um circuito de arborismo exige determinada altura e idade porque, caso a criança esteja abaixo disso, pode se machucar no meio do caminho! Parecem achar mais legal o filho andar fora do booster e parecer mais velhos, do que estarem seguros dentro do carro.
Eu sou do time das chatas... aliás, sou mãe chata para caramba! Não uso cadeirão de carro para evitar multa, não me importo da altura ou idade da minha filha, vai usar o booster enquanto for recomendado para ela! Aliás, ela está com peso e altura para andar num booster, mas ainda cabe no seu cadeirão com cinto de 5 pontos. Então, no carro do pai, onde anda eventualmente, ela tem o booster (com encosto e proteção lateral para a cabeça), mas no meu, e sempre que viajamos, ela anda no cadeirão, bem presa no seu cinto de 5 pontos!
Outra coisa que não entra na minha casa é DVD Pirata e não fazemos downloads irregulares!
E, para ensinar para a Alice sobre a importância da ética, me policio muito para seguir à risca determinadas coisas que, as vezes, acabamos deixando de lado. Não existe, aqui em casa o "meio" certo: se é lei, obedecemos! Não se ultrapassa sinal vermelho nenhum, não atravessamos fora da faixa, não furamos fila (isso eu nunca fiz mesmo!), não deixamos passar o "erro no troco", e assim por diante... aqui em casa ensinamos vivendo e dando o exemplo, aqui em casa lei é lei, mesmo quando não concordamos com ela, e a Lei de Gerson não tem espaço!
Nem sei onde eu pretendia ir com essa minha divagação... aliás, nem acho que queria ir a algum lugar... acho que é um desabafo porque realmente ando me sentindo um ET! Mas, acho que há pouca discussão sobre a questão da ética na educação atualmente, aliás, se bobear, muita gente que anda educando filho sequer sabe o verdadeiro significado da palavra! Hora de mudar isso, né?

Um comentário:

  1. Adorei! Realmente fala-se pouco sobre Etica!
    Na casa dos meus pais, eles só exigiam da gente o que eles tambem faziam, e nunca vi pessoas tao eticas como eles! entao imagina né? Já vi eles perdem muita coisa, mas muita coisa mesmo só por serem eticos! e isso logico me deu uma lição de vida que vou carregar pra sempre! Tento ser o mais etica possivel, e assim como eles só vou exigir o que eu faço tambem! Hj com minha filha de apenas 1 ano, fazemos nas pequenas coisas, como comida (nos estamos mudando nossa alimentação para poder exigir que ela tenha uma dieta saudavel, porque antes dela nascer aqui sempre foi pizza, coca, mc etc...) e por assim vai!
    Adorei o post! e não voce nao é um ET, em casa nao temos dvd, cd ou anda pirata e 1 vez meu marido pegou emprestado um dvd pirata de um colega de trabalho, quase joguei no lixo, mas apenas nao assistimos e devolvemos! tambem obedecemos a lei e nao tentamos burlar ela!Agora o sinal vermelho e coisas relacionadas ao transito (principalmente velocidade) é dificil controlar o marido! rs ele era daqueles adolescentes que andavam a 200 por hora fazendo varias manobras e colocando a vida dele e de quem tivesse perto em risco, sabe? entao já melhorou muito, mas falta ainda! rs
    Bjs!

    ResponderExcluir