BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Por que não assistimos TV


Quem tem filhos com menos de 4 anos pode até não acreditar, mas há bem pouco tempo não passava propaganda no Discovery Kids. Pois é, as crianças assistiam desenhos fofos e apropriados para a idade, sem serem bombardeadas de bonecas, pollys e comidas engordativas. Hoje assistir Discioovery Kids é a senha para a Ana ficar deslumbrada com o mundo de consumo que ela tem pela frente.
Outro dia estava na academia, o único lugar em que assisto TV. Adoro ficar na esteira vendo programas de culinária, tipo o coelho correndo pra pegar a cenoura, sabe? Então, lá estava zapeando, e me deparo com um filme dublado, as 15hs, em que uma mulher estava fazendo sexo oral no cara. Gente, como assim???? Era um filme, passando a esta hora, com este conteúdo.
Por estes dois motivos, não assistimos TV aqui em casa. Temos um aparelho, of course, que passa vários filmes, mas nada de TV aberta, nem por assinatura. Com isso evitamos os dois problemas acima, e de fato podemos controlar o que as meninas assistem. Tem gente próxima de mim que deixa os filhos de 5 anos assistirem BBB. ECA!!! Nunca faria isso. E jornal, gente, ver jornal pra quê? Gosto de falar com as meninas sobre a realidade da vida, mas o jornal é punk demais... Outro dia estava esperando uma notícia no jornal local, ela sentou por 30 segundos do meu lado, viu uma notícia sobre um bebezinho abandonado e ficou com aquilo na cabeça o resto da semana... Claro que tem muita coisa triste por aí, e se passamos por um acidente de carro, ou se acontece alguma coisa ruim a gente discute a respeito. Mas assistir na TV também? Pra quê?
Má.

13 comentários:

  1. Aqui também a TV serve para passar DVDs... na TV aberta (porque NET não tem), só depois que Alice foi dormir e meio que como barulho de fundo.
    Alice nunca me pediu um brinquedo específico, acho que por conta de nunca os ver nas propagandas! O Castelo Encantado das Princesas que pediu (e que eu comprei para o natal), ela achou que era o reciclado que eu fiz!rs
    Jornal atualmente pinga sangue, tô fora!
    Na verdade, nada como a falta da imagem para ativar a criatividade, né?

    ResponderExcluir
  2. concord totalmente. mas não consegui escapar da discovery kids que ela assiste na casa da avó. é "eu quero" durante todo o intervalo comercial. mimate!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço o Discovery Kids há pouco tempo, mas, realmente, parece que os comerciais aumentaram de um tempo pra cá. Achei que fosse por conta do dia das crianças e agora, da proximidade do natal. Os desenhos são ótimos e é uma pena que as crianças tenham contato com todo esse consumismo :-/
    Mas vou ser sincera: é tão bom quando a minha filha fica 15 min assistindo tv e me deixa fazer o almoço ;-)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Gente, TV existe aqui em casa sim, as meninas adoram ver filmes!!! O meu post é só sobre a programação, não estou dizendo que não assistem TV... E a escolha de filmes se dá pelos motivos que especifiquei... Só isso!

    ResponderExcluir
  6. Minha querida anônima, não publicamos comentários anônimos. Critique, ame, odeie, mas se identifique.

    ResponderExcluir
  7. Realmente é complicado. Canal infantil (Discovery Kids, Nick e outros) tem milhões de propagandas. Mas dureza mesmo são cenas MUITO inapropriadas de sexo, violência... Bom senso passa longe, né?
    Outro dia estávamos vendo um filme (animação)na Fox. Na hora da propaganda, zumbis horrorosos!!! Afão, né??

    ResponderExcluir
  8. Nooosssaa, to amando este blog... fala de tudo que eu sempre pensei...

    Então: não tenho filhos ainda, mas ja tenho esta preocupação.. os canais de tv estão tão apelativos, quanto a consumismo, quanto a sexo... estes dias vi uma propaganda da vivo que estimulava um casal de crianças a namorar pelo telefone celular!!!! POMBAS, que apelação ridícula!! aqui no SUL (Porto Alegre) eu ja to de saco cheio de um jornal que passa ao meio dia que está em plena época de dezembro (NATAL) passando todo santo dia imagens de carnaval com mulheres semi-nuas!!!!! Cadê o tal espírito natalino??? Dois meses antes já tão enfiando o carnaval guela abaixo!
    Quando eu tiver filhos, eles não vão assistir qualquer coisa não!!!!

    ResponderExcluir
  9. Quando sua filha tiver 15 anos vai chorar porque quebrou a unha ou porque viu uma barata morta no chão. Sem falar que vai comprar compulsivamente AQUELE vestido lindo, AQUELE esmalte, AQUELE perfume, por não estar acostumada a ser bombardeada de propagandas e saber como lidar com elas.
    Só sinto muito por ela =/

    ResponderExcluir
  10. Anny, seu comentário foi extremamente infeliz e desrespeitoso. Você pode opinar à vontade, mas não deveria de maneira alguma ter envolvido a minha filha. Aliás, faça o favor de não ter pena nenhuma dela: além de ser uma menina extremamente educada, querida e feliz, ela tem a felicidade de usufruir as experiências desta vida vivendo-as, ao invés de ser uma mera espectatora.

    ResponderExcluir
  11. Acho que não é necessário se expor uma criança a um bombardeio de propagandas para se ensinar sobre o consumo. Minha filha não é muito acostumada com TV a cabo ou aberta, simplesmente porque não costumo assistir TV em casa. A pouca exposição que tem à TV a cabo é na casa das avós.
    Mesmo assim ela sabe bem o que é querer uma coisa, como um brinquedo, e pede essas coisas quando vai a uma loja. Aceita o não muito bem. Não acho que é a superexposição à propaganda que ensina a criança a não ser compradora compulsiva, e sim os hábitos da família.
    Aliás, excesso de TV, ao meu ver, independente de ter ou não propaganda, é fator de bitolação! Criança tem que brincar, ver livrinhos, desenhar, interagir, tomar sol e se sujar, e não ficar o dia inteiro na frente de uma tela de vidro (ou plasma ou LCD) vendo imagens prontas e sendo entubada com informação congelada!

    ResponderExcluir
  12. Má, adorei seu post! parecia que era eu escrevendo! Concordo em gênero, número e grau. Eu tenho amigos que foram educados sem televisão aberta (na época só tinha isso, né?), só com um ou outro filminho. Todos são completamente normais, ninguém é nada consumista ou deslumbrado com propagandas. Pelo contrário, são pessoas inteligentes, que fizeram universidade pública e adoram ler. Inclusive, ganham mto bem e estão felizes com suas famílias!
    Nada a ver esse comentário da outra aí... não tem colhão pra limitar a tv em casa e vem criar bafão num blog tão fofo como o seu!
    Tá de parabéns... sempre digo que um dia vou escrever um livro à la Saramago sobre como seria o Brasil se acabassem as novelas.
    Parabéns! Sua filha vai ser uma pessoa de conteúdo!

    ResponderExcluir