BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Papai Noel, sim ou não? - Parte 2

Eu estava lendo o Kibeloco (me diverte, fazer o que?rs) e caí num filminho caseiro onde um pai, todo orgulhoso, treina sua filha pequena, de uns 2 anos de idade, a dizer que Papai Noel é um Porco Chovinista. E quando ela diz isso, ele morre de rir e ainda completa com "boa menina" (para ver o filme clique aqui).
Aí fiquei pensando sobre o assunto de como as pessoas lidam com a questão do "mito" do Papai Noel. Eu entendo totalmente as pessoas que preferem que seus filhos não acreditem em papai noel, acho que é super válido. Eu mesma cultivo a noção de um Papai Noel sim, mas é um Papai Noel meio atípico. O Papai Noel que eu encorajo Alice a acreditar é meio genérico, tipo um Papai Noel dentro de cada um de nós. E, se ano passado eu dizia a ela que Papai Noel passeava pela cidade, para explicar os vários papais noeis espalhados pela cidade, esse ano eu já digo a ela que são vários papais noeis diferentes mesmo porque papai noel está dentro de nós o tempo todo. Enfim, o que eu quero é que ela acredite num momento especial no final do ano onde a família toda se reune para celebrar o final de mais um ano juntos. E, por hora, ele pode trazer presentes também... um dia ela vai entender que todos os presentes do Papai Noel eram, na verdade, dos pais e avós que tanto a amam.
Mas aí volto ao vídeo. Depois de ver o vídeo fiquei pensando e me dei conta que o que me incomodou no vídeo foi o fato de que o sujeito, ao invés de desconstruir o mito e a ficção, batendo uma real para a filha de que papai noel não existe, ele construiu um mito e uma ficção horrenda onde ele existe, mas é um porco chovinista... E isso me incomodou por um único motivo: se essa moda pega, teremos uma legião de crianças que acreditam no natal como um momento horroroso...
Será que é por aí?

2 comentários:

  1. Ah, não gostei também.
    Não quer que acredite? Tudo bem. Então ensina a criança que é uma lenda, um mito, explica toda a história, certo?
    E não sai inventando um personagem pior.
    Pra quê? Com que propósito?

    ResponderExcluir
  2. Também não gostei, sem nenhum propósito.
    Final de ano sempre foi celebração e família pra mim, adooro!
    Mas minha mãe me ensinou e eu ensinei pra Gabi que quem compra os presentes são as pessoas, aí deixam na loja e depois o papai noel busca e entrega na noite de natal.
    Sabe por que isso? Porque quando era pequena queria uma boneca muito cara de natal, aí minha mãe disse que não podia comprar pois era muito cara. Sabe o que eu respondi? Que era o papai noel quem comprava e ele era muito, mas muito rico, e eu queria a boneca.

    ResponderExcluir