BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 29 de março de 2011

O que eles aprendem longe de nós

Sou daquelas mães que participam de tudo na vida da filha. Não tenho babá e, até os 2 anos de idade, Alice era um anexo meu. Não estava na escolinha e, com isso, era raro eu ficar separada dela.
Aos 2 anos foi para a escola e começou a ter sua própria vidinha, seus amiguinhos, suas atividades. Mas no Maternal I, pela dinâmica da escola, eu tinha muito contato com a professora e eu a buscava na porta da sala de aula, então acabava sempre vendo e sabendo de tudo que ela estava fazendo por lá.
Esse ano, no Maternal II, a dinâmica é um pouco diferente. Estimulam mais a autonomia e a independência das crianças, com isso eu não tenho mais o contato diário com a professora e o que sei do período que a Alice passa na escola é narrado por ela.
Por um lado eu me sinto carente, eu gostava de saber de TUDO que rolava na escola... meu lado mãezona não tem como negar isso. Mas, por outro, isso deu origem a uma troca deliciosa entre eu e Alice onde ela, diariamente, me conta tudo o que fez na escola. E, a cada narrativa, me encho de orgulho, afinal, não é mais um bebê, é uma menininha que tem histórias próprias para me contar e que escolhe o que vai contar e dividir comigo...
E foi nesse espírito que tive um diálogo alucinante com ela recentemente. Alice, sentada no seu cadeirão, a caminho de um lugar qualquer e eu, distraidamente, dirigindo.
Alice: Mãe, sabia que eu tô istudando a água na iscola?
Mãe: É mesmo, filha, é o que você aprendeu?
Alice: O sol isquenta os rios, o mar e as cachoeias, e aí a água via gotinhas e vão paia as nuvens. Aí depois tudo via chuva. Mas não pode bebe a água dieto, tem que botá no filto paia tiá as bactéias!

E, de um segundo para o outro, vi meu bebê que estava sentada no cadeirão desaparecer e dar lugar a uma criança que aprende coisas de verdade na escola! Ai que saudade de quando tudo o que ela aprendia era a misturar tinta e lambuzar papel!!!!

4 comentários:

  1. ai, mari, adoro estes momentos!
    acabei de postar algo parecido: eu surpresa por ela saber um monte sobre sereias...
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. Que fofa! Passa rápido; não é, amiga? Um piscar de olhos e nossos filhos já estão independentes... Aiii; eu grudo na minha filha e não quero largar! Por enquanto ela é um 'anexo' meu também, kkkk; beijos com carinho pra vocês.

    http://closetdahelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ain, que lindo!!!!!
    Dá vontade de parar o tempo né???
    BJos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, né?! Sou idêntica! Vivia na escola, para deixar e buscar, ficava de olho em tudo, querendo saber tudo. Mas sabe q hoje é até mais gostoso?? Amo ouvir as histórias da escola que as crianças me contam, uma delícia!!
    Bjos,
    Camila
    http://mamaetaocupada.blogspot.com/

    ResponderExcluir