BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 17 de março de 2010

As viroses

Elas são inevitáveis... toda criança, mais cedo ou mais tarde, será exposta a inúmeras viroses. Umas mais fortes, outras menos. A primeira tende a deixar todo recém pai e mãe de cabelos em pé. Quase todos acabam levando o filhote correndo para a emergência com medo da febre, do nariz escorrendo, da tosse que não para! Chega lá e volta para casa com o famoso diagnóstico de "virose"!
Esse diagnóstico acaba se repetindo várias vezes durante a infância e a maior parte dos pais acaba por se acostumar com ele e nem mais se preocupando tanto. Tomam os tradicionais cuidados de controle de febre, hidratação, cabeceira de cama erguida. Passam uma ou duas noites insones com uma criança com cara de catarro. Depois a vida volta ao normal. Uma vez ou outra são tomados no susto com um episódio de vômito intenso ou com um febrão que parece não ceder por nada nesse mundo.
Outros pais simplesmente não se conformam com o diagnóstico e acabam se enfezando com os médicos. Alguns trocam de médico, outros chamam o médico da emergência de incompetentes, outros praguejam o pediatra que cursou tantos anos de medicina para ser incapaz de dar um diagnóstico mais preciso.
Mas o fato é que Virose parece um diagnóstico vago, mas não é. Todos os outros, tais como dor de garganta, dor de ouvido, dor no corpo, vômito, e tantos outros não são diagnósticos, e sim sintomas de uma, sim, pasmem, VIROSE!
O que é a tal da virose, afinal? Nada mais do que uma contaminação por um vírus. E há tantos deles por aí, e tantos outros que surgem e se renovam a cada ciclo de vida. E porque os médicos não dão nome aos bois (ou vírus, nesse caso)? É simples, porque diagnosticar um vírus específico, em geral, exige um exame de sangue que, normalmente, demora uns 5 dias para sair. Esses exames custam caro, geralmente só é feito no segundo ou terceiro dia depois da contaminação (quando surgem os sintomas), e ainda exigem que se fure a criança, para que? Para ter um resultado quando o ciclo de vida do vírus tradicionalmente acaba. Ou seja, você descobre que vírus te atacou quando a virose acabou!
"Ahhh..." alguns pais praguejam... "mas meu filho já está com essa bendita virose a mais de 15 dias!"... não, amigos, não está... raros são os vírus que sobrevivem mais de 7 dias num corpo saudável. Já dizia um pediatra conhecido meu: "Uma virose medicada dura uns 7 dias, uma cuidada na base de vitaminas, alimentação, hidratação e repouso dura, geralmente, uma semana!"
O que a pessoa tem, depois do 8o dia, quase sempre, são sequelas da virose... ou infecções oportunistas... essas sim devem ser cuidadas com muita atenção, diagnosticadas com precisão e devidamente medicadas por um bom médico!
MAS, cuidado papai e mamãe... existe por aí muito médico que se cansou de ouvir queixas de pais que queriam MUITO um diagnóstico mais preciso do que VIROSE e sairam do médico com receitas de antibióticos todos contentes porque "agora sim meu filho vai ficar bom!"
Antibiótico não cura virose... antibiótico cura infecção bacteriana! Uma virose pode abrir as portas para uma infecção sim... mas virose é virose e infecção é infecção! Só um exame de sangue (um simples mesmo) pode diferenciar uma virose de uma infecção!
Minha filha tem 2 anos e 2 meses... teve MUITAS viroses (ano passado foi um festival de viroses, a ponto dela mesma já saber falar que estava um um "víus"), uma dessas perdurou mais de 7 dias, e evoluiu para uma dor de ouvido. Um médico decidiu dar antibiótico, a primeira vez que ela veria um desses, e, até agora, a última! Pois bem, eu, mamãe crente, dei o bendito antibiótico... mas fiquei encasquetada e no segundo dia resolvi ir novamente ao médico para o tira-teima... não tinha infecção nenhuma! A criatura estava apenas com um tampão de cera no ouvido que, com toda a secreção mucosa causou pressão no ouvido e ocasionou a dor. Mas, eu, com toda minha necessidade de ter um diagnóstico preciso para a virose, acabei induzindo (ou pressionando) o médico que me deu o que eu queria ouvir: um remédio!
Minha filha tomou antibiótico a toa... e pior... começada a série, precisava terminar! Caso contrário, qualquer bactéria presente se tornaria ainda mais resistente ao antibiótico!
Portanto, mamães e papais, se você tem um pediatra em quem confia e ele te disser que seu filho está com uma virose, não conclua que ele está falando isso só porque não tem idéia do que o teu filho tem... acredite... virose é virose mesmo!

5 comentários:

  1. nossa ! entrei sem saber nada e saí com uma explicaçao,simples e clara, muito obrigado! valeu msm...

    ResponderExcluir
  2. Estou passando por isso com meu filho agora, e essa não é a primeira vez. Fico muito preocupada quando ele tem febre, pois ele já teve convulsão devido a elevada temperatura com apenas 1 ano e três meses. Já o levei a emergência semana passada e advinha, VIROSE. Estou medicando com antibiótico porque ele está com o ouvido infeccionado. Mas ele está assim à mais de uma semana, e nao aguenta tocar no ouvido. Ele tem três aninhos, está muito irritado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mariana, como vai?
    É a primeira vez que acesso seu blog e adorei o que li! Só senti falta de algo, talvez uma nota no início ou no final da página, onde eu pudesse saber um pouco sobre você: quantos filhos, idade, de onde é... nada demais, só para saber, por exemplo, quantos aninhos a Alice está, fiquei mega curiosa! rs.

    Bjs e parabéns pelos ótimos textos!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  4. Muito bom e informativo! Meu filho que é um serelepe de dar gosto, "bom de boca" e alegre , está prostrado há 3 dias com um diagnóstico de virose! Estou fazendo acompanhamento com um excelente homeopata e tenho aguardado ansiosa a melhora do meu pequeno! Grata por dividir esse texto!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana! Excelente texto. Eu acredito nos diagnósticos de viroses. tenho dois filhos caio com 2 e maria Fernanda com 5 anos. Os dois já tiveram muuitas viroses mas não passam de 3 dias de sintomas, sou taxada de louca por esperar por 3 dias que a febre passe sem consultar um médico. rs!. Atualmente estou vivendo algo inédito com minha pequena.Está com febre há 5 dias! Fizeram exame de sangue, exame de dengue (negativo), e raiox deu tudo normal, com algumas alterações que indica um quadro viral. Ok para o quadro viral. Mas a febre está há 5 dias! já chorei, me descabelei, estou sem concentração para trabalhar. Mas depois de ler esse Post, fiquei mais tranquila por sabe que tem uma mãe que já passou por isso. e que tem sim quadro viral que dura até 7 dias ! vou observar e aguardar com um pouco de tranquilidade agora. Sem saber, vc me ajudou demais!Obrigada!

    ResponderExcluir