BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Processo Democrático

Alice estava chateada. O amigo tinha batido nela. O motivo? "Ele estava chateado porque o Aécio perdeu... ele não sabe perder, mãe!"
Daí tive a certeza absoluta do que eu já sabia bem: criança não tem que ser envolvida em eleição, tem que entender apenas que é um processo onde escolhemos nossos líderes políticos. Criança não tem que ser envolvida em partidarismo, tem apenas que entender que todo mundo vota para escolher, pela maioria, quem será o melhor administrador do nosso governo.
Expliquei a ela que num processo eleitoral democrático, eleitores não perdem nada, sempre ganham. Ganham porque tiveram a liberdade de votar em quem queriam e ganham porque puderam participar da escolha de um candidato. Expliquei também que não se trata de uma competição entre eleitores, e sim uma escolha cuidadosa onde cada um diz quem ele acha que será mais capaz de tomar as decisões corretas para todos os cidadãos do nosso país.
"Mas o seu candidato ganhou, mãe?"
"Não, ele não foi escolhido."
"E, você não está chateada?"
"Não. Eu preferia que o outro candidato ganhasse, mas a maioria preferiu o outro. Agora eu passo a torcer e cobrar desse candidato, que cumpra o que prometeu."

Acredito que ela tenha compreendido que nessa brincadeira chamada democracia, o mais importante é participar, e depois, cobrar de quem for eleito, que faça o melhor por todos nós. Mas fiquei triste, muito triste, ao ver que pais são incapazes de perceber que crianças ainda não conseguem elaborar a vitória e a derrota política da forma correta.

Um comentário:

  1. Como esperar que os pais ajudem as crianças a elaborarem as questões democráticas se eles mesmos não sabem?!? Essa eleição deixou isso taaaao claro que me dá medo.

    ResponderExcluir