BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reciclando com os pequenos

Brinquedos são caros, ninguém pode negar. E, muitas vezes, os pequenos ganham tantos que mal conseguem aproveitá-los. Brincam com o brinquedo por alguns dias e logo ele cai para escanteio.
Aqui em casa tento minimizar isso, fazendo um rodízio de brinquedos. Fica uma parte no armário, outra exposta. Quando vejo que Alice está perdendo o interesse por alguma coisa, já coloco no armário e tiro outro de lá. Tiro de novo quando ela se cansa daqueles que estão para fora. E, quando sinto que o brinquedo realmente já deu o que tinha que dar e ela já o ultrapassou de vez, dou para uma criança que não tenha tanta chance de ganhar brinquedos como ela. Uma coisa é certa, não sou do time que fica guardando brinquedo em prateleira para sempre.
Da mesma forma Alice herda alguns brinquedos de amiguinhos, ou troca. Gosto que ela aprenda a não ficar guardando coisas que não quer mais (coisa que a mamãe aqui nunca aprendeu direito e hoje é a rainha da síndrome de castor, guarda de tudo pelos armários lotados!rs)
A nova onda da Alice é reciclar. Ela está curtindo fazer brinquedos com coisas que encontramos pela casa. Talvez por eu tê-la empolgado com o programa do Mister Maker por que eu queria fazer a festa de aniversário dela com o tema da reciclagem, talvez porque, vamos combinar que é legal a beça criar seus próprios brinquedos. Por muitas gerações meninas cuidavam de bonecas de espiga de milho como se fossem Barbies caríssimas... porque haveria de ser diferente agora, né?
Então eu passo muito tempo pesquisando e tentando criar brinquedos com ela. A nossa última empreitada foi o castelo das princesas. Com uma caixa de Omo pequena, dois miolos de papel de cozinha e um miolo de papel higiênico criamos isso aí (aprendemos no site do Mister Maker mesmo). Pintamos da cor que ela queria, PINK, porque, segundo ela "Pink é a minha cô favoíta". E, depois de pronto, demos os nossos toques especiais com glitter para todos os lados!
Uma dica para quem quiser entrar nessa onda... para pintar essas embalagens meio brilhantes, o melhor truque é passar cola na superfície toda e colar papel higiênico ou papel de seda sobre ela, assim a tinta tem maior aderência. Outra idéia, que o próprio Mister Maker (o cara está virando meu ídolo também!rs) dá, é misturar 1 parte de cola branca para 1 parte de tinta guache quando for pintar, a cola ajuda a tinta a "pegar".
Depois é só soltar a criatividade e mandar brasa na invenção dos seus brinquedos!
Quando cansar do brinquedo (ou quando ele estragar, porque, brinquedo de papel não dura para sempre mesmo!), pode mandá-lo diretinho para o lixo reciclável!
Gostaram? Então, mãos à obra!

7 comentários:

  1. Amei a ideia!!!! Também adoro o Mister Maker. Ainda não sou mãe, mas já sei que vou ser bem parceira do meu filhote nessa brincadeira de reciclar/inventar. Além de tudo, é um belo estímulo à imaginação e desafio construir e fazer funcionar um brinquedo feito com as próprias mãos.
    Mesmo sem filhotes por perto, nos últimos dias, me lancei na aventura de fazer alguns personagens da "Alice no país das Maravilhas" e um painel para brincadeiras da história. Com as crianças um pouco maiores, já dá para brincar com feltro, linha e agulha também. (Está no meu Blog o resultado desse trabalho).
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. muito legal!! adorei!!
    na escola do Rodrigo eles sempre fazem vários brinquedos, e é cada idéia legal! usam caixinha de leite, garrafinha de refrigerante!!
    acho muito interessante!!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Também sou super a favor de controlar a quantidade de brinquedos e aqui em casa faço rodízio tambem.
    E quando começa a ficar demais, separo alguns para doação.
    Agora, esse negócio de fazer os próprios brinquedos é demais mesmo, acho muito legal. Adoramos Mister Maker também...
    BJokas

    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas!

    Entrei no Blog pelo nome, Mãeterna, quase a mesma proposta do meu querido espaço na net o www.maetamorfose.com e me deparei com tantas coisas legais! :)
    Eu até fiz um post sobre alguns livros e sobre o Art Attack da Disney Channel, uma versão ainda melhor (na minha humilde opinião) do que o Mister Maker.

    Se puder dá uma passadinha lá pra conhecer. IRia adorar receber sua visita.

    Beijos,

    Bruna

    ResponderExcluir
  5. oi xará - que massa! somos gêmeas, viu! (rsrsrs)

    no ano passado a minha alice queria um castelo de diamante (R$300-nem pensar!) e convenci que seria mais divertido se fizéssemos o castelo nós mesmas... era do tamanho dela: usamos duas caixas grandes, tinha escada, três andares, fosso, ponte levadiça e tudo mais, inclusive estas torres de rolinho de papel higiênico, pintamos com os restos de tinta de parede com corante vermelho para ficar pink... foi um projeto de vários finais de semana, que envolveu avós, dindo, tia, pai e mãe para construção e um ano inteiro de broncadeiras, colagem de adesivos, produção de móveis... foi muito bom! digo que R$300 era pouco diante do prazer que todos sentimos...
    beijoca

    ResponderExcluir
  6. reciclagem é demais!
    todas as crianças merecem uma mãe como vc!

    ResponderExcluir
  7. Oba! Estava procurando um link para fazer o castelo que tambem vi com meus filhos no MIster Maker e tive a grande surpres de encontrar seu blog. Também faço rodizio de brinquedos... o masi legal e o olhar de meus filhos quando reencontram um brinquedo. Parece até que o brinquedo é novo! Outra "arte" que aprontamos aqui em casa foi fazer escudos com caixa de pizza. Minha filha adorou e pintou o dela de rosa e meus filho pintou um lindo dragão... resultado: ja fizemos um escudo para um amiguinho do Pedro e uma amiguinha da Juju também já pediu para fazermos um. Vale a integração, a imaginação e o amor dedicado em gestos e atenção às crianças. Abraços
    Simone

    ResponderExcluir