BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A difícil escolha do nome

Ontem eu estava andando na rua e pensando sobre o nome que eu daria a um segundo filho. Coincidência ou não, chego em casa e me sento para suprir meu maior vício, ler os blogs que eu amo, e dou de cara um um texto, num dos meus favoritíssimos de todos os tempos o Pequeno Guia Prático para mães sem Prática, de uma moça chamada Mariana (adoro ler gente que tem o mesmo nome que eu!) e que, vejam bem, tem uma filha, pouco mais velha do que a minha, que chama ALICE! (além de ter um lindo nome, a moça tem um bom gosto sem igual!).
A supresa é que ela, que está com um pãozinho no forno, escreveu justamente sobre a questão da escolha do nome. Aí, eu, que não consigo segurar a língua na boca por nada nesse mundo, comentei o texto dela lá no blog dela. E, como hoje não estou lá tão inspirada, achei que a minha resposta a ela poderia servir como texto para o nosso blog... Então, Xará mãe da xará, se você esbarrar com o meu texto, me perdoe a cópia de tema, mas, eu não consegui resistir, tá!

Quando me vi grávida da Alice eu tinha uma certeza, o nome dela seria Maria, ou Dora. Dois nomes que eu AMAVA.COM.BR. Mas, a barriga foi crescendo e eu comecei a achar que minha barriga não tinha cara de nenhum desses dois nomes.
O marido sugeriu meia dúzia de nomes bregas, mas tão tão bregas que eu nem ouso repetir. Aí expliquei para ele que eu não iria dar para a minha filha o nome de uma das prostitutas da Vila Mimosa que ele tinha conhecido na adolescência (veja bem, acho que ele nunca foi na Vila Mimosa... mas quando ele falou em Miscilene, a Vila Mimosa piscou na minha cabeça que nem luminoso de Cassino em Vegas!). Bem, com isso acabei ganhando o direito de escolher o nome, dando a ele apenas o poder de veto!
Um dia acordei decidida da silva: "Bruna. O nome da minha filha é Bruna!" Anunciei, feliz para ele, que nós seríamos pais da Bruna. Ele olhou para mim, depois para a barriga, depois para mim de novo e falou: "Ok, Bruna!"
E eu segui contente, grávida da Bruna. Até que um dia fui dormir e acordei aflita no meio da noite. Cutuquei ele (porque grávida que se preza, quando acorda, cutuca marido, né?) e falei: "Não dá, não pode ser Bruna. É MUITA responsabilidade!"
Ele, meio sonolento, não entendeu nada. Mas eu fiz questão que ele despertasse e seguisse a minha lógica (que hoje entendo bem ter sido uma lógica um tanto hormonal!). "Veja bem, Bruna é um nome de mulher gostosa! Toda Bruna tem que ser gostosa... é uma das verdades irrefutáveis da vida: Bruna é gostosa e pronto! E, como eu poderia colocar essa responsabilidade sobre a minha filha? Olha para mim! Veja se sou gostosa? Tenho um metro e cinquenta e dois e meio, ninguém com essa altura pode ser gostosa! Ela vai nascer, vai ser gostosinha enquanto é criança, e um dia, no auge da crise de adolescência, vai perceber que NUNCA vai ser gostosa e que demos a ela um nome que não condiz com ela! Não, não, não... Bruna não dá!" Deitei, chateada, com lágrimas nos olhos, e voltei a dormir, emburrada! Ele, coitado, não teve direito a se expressar, porque eu estava chateada DEMAIS para sequer olhar para ele, e a voz dele, naquele momento, me daria azia!
O assunto nome ficou proibido dentro de casa por quase 2 semanas. Toda vez que ele tentava falar sobre o assunto, grossas lágrimas escorriam pelo meu rosto porque "se eu não consigo nem escolher um nome decente para a minha filha, como vou poder ser boa mãe?", não é mesmo?
Até que um dia eu acordei com um sorriso estampado na cara e anunciei, feliz: "Alice! É isso, não muda em lugar nenhum do mundo, é simples, singelo, inocente. É um nome que tem 5 letras (não perguntem, fazia sentido naquela época!) e que não é pesado. Alice Perri Neves! Viu só, amor, é perfeito! Todos os nomes dela terão 5 letras! Nenhum ficará mais pesado do que o outro e ela não será sacaneada na sala de aula quando resolver fazer intercâmbio em Tibuktu! Porque, Alice, é Alice, no Rio, na inglaterra e em Timbuktu!"
Ele, acho que aliviado, aceitou bem o nome e a partir daquele momento passou a chamar a barriga de Alice e a se referir ao bebê como uma pessoa de fato! Foi um alívio geral!
Agora estamos começando a pensar num segundinho para completar o quadro "we are a happy family" e já comecei a anunciar o nome... se for menina, BRUNA (e dane-se se não for gostosa! Pra isso existe plástica!), se for menino BRUNO!
Mas, muitos já protestaram perguntando se, no acaso de um terceiro, eu vou dar o nome de Claudio, no quarto Drausio, no quinto Ernesto e assim por diante... Mas, nem me ligo, porque só terei dois mesmo! E, além do mais, olha só que prático, Bruno e Bruna também são nomes de 5 letras! Meus filhos poderão aprender direitinho a tabuada do cinco! Basta ir somando as letras do nome deles...
Mãe é um troço muito esquisito, né?

3 comentários:

  1. Menina, eu ri litros com o seu comentário, li alto pro maridão e pensei com meus botões: isso não é um comentário, é um post pronto! Tem mais é que usar mesmo, porque a história é óóótema!
    E vc tocou num ponto importantíssimo: tem nome que carrega muita responsa mesmo - ainda que isso seja absolutamente arbitrário e dependa muito do grau de insanidade da mamma envolvida. Exemplo: me dei conta que Verena é uma mulher chique, alta, magra e com cara de Audrey Hepburn. Uma coisa bem aristocrática. Como é que eu vou ter uma filha assim, se tenho 1,58m e bundão? Não rola, né? Esse nome precisa ser revisto urgentemente (não que haja uma filha a caminho, mas enfim...).
    tô linkando teu blog, tá?
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Pausa na edição das fotos da Alice e da Aninha pra eu morrer de rir! Olha, como dizem por aí, amiga, se vc não existisse precisava ser inventada! O mundo é muuuuito melhor pq vc existe!
    Ó, e a família ABC já pode encomendar o Bruno (ou a Bruna, que eu sei que será gostosérrima!) que a tia Lá garante as fotos! Ebaaaaaaa!
    Beijos (ainda rindo!)

    ResponderExcluir
  3. Mari, te adoro, e adoro mais ainda suas histórias!!!!
    Sobre as noias q só grávida entende, eu estabeleci q minha filha não teria nome com letra depois do M. N, O, P em diante, nem pensar!!!!!
    Tb pensei em um nome mundialmente famoso (Melissa é americacano) e que já viesse com apelido pronto!!!!
    Vai entender!!!!!

    Beijos

    PS: eu tb sou Neves!!!!!

    ResponderExcluir