BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um tapinha dói sim


Vocês lembram da lei que proíbe que os pais batam em seus filhos? Pois é, é bem recente, e quando ela entrou em pauta lembro de ter visto na primeira página da Folha de São Paulo que 70% dos brasileiros são contra ela. Afinal, o filho é meu, a casa é minha e eu faço o que eu quiser, não é mesmo?
Não, não é não.
Muitas pessoas foram educadas levando palmadas do pai ou da mãe, e crescem achando que foram merecidas, e que bater é uma maneira de educar. Eu sinto que realmente falta muita reflexão sobre este tema, que é visto como algo banal, normal. Quando a gente educa, usando elogios + estímulos ou castigos + consequências, a criança aprende a reconhecer o comportamento que foi errado, e tenta superá-lo. Quando a gente bate, a gente só está ensinando uma coisa: que a violência é uma possibilidade de resposta a algo que não gostamos. Você magoa a criança ao bater nela, mas não educa, de fato.
E pra mim não há distinção entre dar uma palmadinha e de fato bater: são dois lados da mesma moeda e, repito, só servem para ensinar que a violência física é um recurso possível e permitido.
Para quem se interessa pelo tema, indico o livro "Eduque com carinho", da Psicóloga Lidia Weber, da UFPR. Apesar de pouco divulgado, por ser de uma editora pequena, é um livro que de fato fornece passos para uma educação de qualidade, auxiliando os pais.
Má.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Posando

Alice adora fotografia. Talvez porque, desde que nasceu, tem, quase que diariamente, uma lente enorme na frente dos olhos. Mas, o fato é que adora posar, adora ver, e, atualmente, pede para que eu tire fotos suas.
No final de semana passei por uma inédita. Alice brincava no parquinho, e eu, com minha câmera pendurada no ombro, conversava com uma amiga do lado dela. Olho para o lado e vejo que ela está dentro da casinha, colocando ora uma perninha, ora outra sobre o batente da janelinha. Digo a ela que não pode pular pela janela, que precisa sair pela porta. E recebo a resposta de pronto:
- Não, mamãe, num tô puiando, tô tentando iscolhê uma pose paia a foto!
E, aí está a pose escolhida!

sábado, 28 de agosto de 2010

Radiografando

Alice está com uma tosse irritativa já tem quase 15 dias... como não estou vendo o mucolítico fazendo efeito, resolvi, por desencargo de consciência, levá-la para ser auscultada e para garantir que não há nenhuma bronquite ou pneumonia no pedaço.
Como hoje é sábado, levei-a no Pronto Atendimento aqui perto de casa. A médica também achou que valia investigar um pouco mais e pediu uma radiografia de tórax. Alice, por conta de ter tido pronação dolorosa 3 vezes, tem um certo trauma de radiografia, então achei por bem prepará-la bem para poder tirar a radiografia sem grandes escândalos.
"Alice, o tio vai tirar uma foto de você, é uma foto especial e preciso que você fique quietinha, tá?" expliquei.
"Mas, puquê tem que tiá a foto?" ela retrucou, meio cabreira.
"Para ver se o gatinho que está dentro do teu peitinho está bebendo aguinha... topa?" (a pediatra dela sempre diz que está querendo ver se tem gatinhos no peito dela, assim ela deixa auscultar com facilidade).
"Tá bom..."
E lá foi ela com o pai tirar a radiografia. Sentou-se comportadíssima e ainda abriu um sorrisão para a "fotografia".
Quando voltamos para a sala da pediatra, ao ver a imagem do raio-x, pediu explicações. Mostramos a ela que tinha o coração, o ombro, o pescoço e os bracinhos (ou parte deles).
"Mas, o moço num tiô a foto com a cabeça! Ele num tiá foto dieitu!!!"
E saiu, um tanto indignada com o fotógrafo!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nonsense

"... e foram felizes pare sempre". Pronto, boa noite, Cinderela!
-Que Cinderela, papai, é a Bela Adormecida!
-Não, é a Cinderela. Ih, não, é a Bela Adormecida... Bem que eu estava achando ela não ter perdido o sapato..

Diálogo entre meu marido e as meninas, após ler o livrinho da noite. O que o cansaço não faz com a gente!
Má.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alice DOIS

Outro dia estávamos falando sobre a idéia do segundinho. Alice, como sempre, se meteu na conversa. Aí resolvi perguntar a ela como seria o nome que ela gostaria de dar ao irmãozinho ou irmãzinha, no dia que ela tivesse um. A resposta foi de pronto:
"Alice DOIS!"
"Como assim, filha, não pode ser Alice DOIS!"
"Pode sim, eu quero Alice DOIS!"

Aí eu me dei conta que seria realmente prático! Na hora da bronca, bastava chamar um único nome: "ALICES!!!!"
Realmente economizaria muita saliva por aqui... acho que ela teve uma idéia ótima!

sábado, 21 de agosto de 2010

"Nanha"

Outro dia a Giullia esteve com uma amiguinha e a viu fazer a maior manha. É daquelas que mia ao falar, se joga no chão... e a mãe cede. 
Bem, a minha, que não era disso, resolveu testar a fórmula... Claro que ela se deu mal, porque não cedi, não. E logo avisei que, comigo, o efeito é contrário: sai perdendo, pois quem faz manha não merece muita atenção.
Logo ela notou que eu realmente não cedo e logo parou de "miar".  

UFA! Porque detestaria ver a minha filha dando shows, principalmente fora de casa. Só fez uma vez, na porta do elevador do shopping, mas parou rapidinho, porque abaixei na altura dela e falei que era manha e que se continuasse, nós iríamos embora naquela hora. E outro dia (depois de ficar com a amiguinha), não queria ir embora do shopping, onde estávamos desde manhã. Fez show, entrou no carro chorando, pq não queria me ouvir. Situaçãozinha saia justa. 

Ainda testa de vez em quando, mas é só começar, que olha para mim e pela minha cara, vê que nada feito. Aí vem com aqueles olhinhos do gato do Shrek e diz: dipulpa que eu fiz nanha, mãe.... (desculpa que eu fiz manha). Irresistível... E aí fica tudo bem. 

Outro dia teve uma variável. Começou a me seguir para onde eu ia, com o maior bico. Literalmente atrás de mim o tempo todo. Inicialmente ignorei. Depois comecei a rir e chamá-la de "meu rabinho". Ela perguntou por que "rabinho" e expliquei que estava atrás de mim, como se fosse meu rabo. Caímos as duas na gargalhada! 
Lógico que ela fez mais um pouco, virou brincadeira. Mas logo parou e foi brincar, toda alegre. Menos uma no repertório. Rsrs.


PS: Mas sei que esses olhinhos de gato de botas são meu calcanhar de aquiles e tenho que tomar cuidado... porque ELA tb já sabe disso. Hehehe. Mas fica para outro post. ;)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hobbys compartilhados

Sou scrapbooker. ADORO passar horas colando papel colorido, borrando meus pincéis com tinta, escolhendo a fotografia perfeita. E, como a maçã nunca cai muito longe da árvore, Alice também gosta.
Hoje chega da escola, senta na sua mesinha, que fica bem ao lado da minha, pega seu material de colagem, e pergunta: "Mamãe, vamu fazê isquépibuquin?"
Parte então para o processo de criação... separa os papéis coloridos, os botões, os enfeitinhos e saiu passando cola em tudo... em TUDO mesmo!
"Mamãe, acho que eu colei meu dedinho no meu isquépibuqui!"
Olho para o lado e me deparo com uma criança praticamente adesivada de cola numa folhinha de papel. Seguro o riso.
"Mamãe, a cola num qué saí do meu dedinho!"
Tento controlar as gargalhadas que estão prestes a explodir.
"Sai, sai, sai, botão! Solta o meu dedinho!"
As risadas baixinhas começam a não conseguir ficar mais dentro da minha boca.
"SOCORRO MAMÃE!!! Eu tô colada no meu isquépibuqui!!!!"
Gargalhada geral, de ambas as partes... umas 7 folhas de lencinhos umedecidos e voilá!
"Mamãe, vamu fazê isquépibuquin?"
E o ciclo recomeça!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os dentes da Aninha

Quem acompanha o blog sabe que eu sofro horrores com a ideia de que a Ana vai perder os adoráveis dentes-de-leite para ganhar imensos dentes de adulto. Eu sei, é inevitável, mas muito sofrido. O processo tem sido bem tranquilo, mas por uma razão muito simples: tem sido extremamente lento! Até agora, ela só perdeu os dois dentes de baixo- e os que nasceram nem eram tão monstruosos assim.
Hoje ela me mostrou um dentinho de cima mole, e eu disse "ai, não!". Minha filha, que me conhece, já disse:
-Calma, mamãe, é só um, o seu outro querido ainda está aqui, ó!
E lá vamos nós...
Má.

domingo, 15 de agosto de 2010

Dia de vacinação

Aqui em casa é sempre um caos...é carteirinha que some, é chororô, é esquema tático pra ver quem vai levar pra vacinar, barganha, histórias de que vai doer mas só um pouquinho....praticamente uma operação de guerra.
Ontem não foi diferente...a carteirinha de vacinação se escondeu, mas a Super Mãe com visão de Raio X achou em um lugar onde provavelmente ela foi guardada com a intenção de ser um lugar fácil de achar na hora que precisasse (#fail), teve chororô com direito à "eu não vou tomar vacina....eu vou pro shopping!!!!", horas esperando o vovô ter coragem de sair de casa pra ir levar pra vacinar em um posto mega longe, promessas de algodão doce rosa com máscara da Cinderela na saída do posto...
Chegamos no posto onde o atendimento foi o mais rápido impossível, eles sim estavam preparados pra uma guerra, enquanto eu respondia alguma coisa que a moça do balcão tinha me perguntado a Sophia piscava o olho e a gota já tinha sido dada na boca dela por uma outra moça que eu nem vi de onde saiu...tudo muito diferente da primeira dose que a Sophia saiu cuspindo tudo, a moça tentou dar de novo e ela cuspiu de novo....e aí já viu......a mãe perdeu a paciência e resolveu ir embora já que todas as barganhas possíveis não funcionaram de nada...
Como um exemplo de mãe (#not) eu esqueci de dar a segunda dose da AH1N1, quando eu lembrei que não tinha dado a Sophia estava gripada e não quis dar pra não ter problema de ter alguma reação e ser confundida...quando ela sarou da gripe, fui dar a vacina e não tinha mais no posto...só em outro posto mega longe que foi esse que a gente foi ontem...
Aiiiinnnn e dói né? Antes de tomar a segunda dose ela já estava chorando....dessa vez foram mais bonzinhos e deram no bumbum, a primeira dose foi dada no braço, pq ela quis...afff....
Na hora de ir embora no carro ela fechou o dia com chave de ouro.
"Mãe...eu tomei gotinha?"
"Sim filha..."
"Mãe...eu tomei na bunda?"
"Sim filha..."
"Mãe...minha bunda tá MUCHADA?" (Alguma coisa entre murcha e furada!)
kkkkkkkk

Tadinha...
XOXO

sábado, 14 de agosto de 2010

Descobertas fantásticas! Hehehe.

Acho muito divertido conversar com a minha filha. E cada dia fica mais interessante, já que ela é bastante observadora. Mas de vez em quando as constatações são de rolar de rir! Exemplo: outro dia estava colocando-a para dormir e já tinha contado historinha e estava só quietinha ao lado dela, fazendo carinho, quando a pequena me soltou e pôs as mãos no pescoço. Eu estranhei e perguntei o que aconteceu e ela: Mããe, olha!!! A minha cabeça não saaaiiii! KKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Claro que o clima de "soninho" foi para o espaço e demorou para voltar, porque rachei de rir!!! Dessa vez não deu para fazer cara de paisagem. Rsrs. O bom é que ela é altamente bem humorada e riu junto. =)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Verbos Alicences

Sentadinha com caneta em punho e papel a postos, Alice olha para mim e declara: "Mamãe, vou escritá o seu nome, tá?" e parte para escrever "MA-MÃE"
E eu, a partir de agora, e em homenagem à minha filha, passo a "escritar" aqui no blog!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Names 2 glue

Quando fui comprar os uniformes da Ana, a vendedora me ofereceu um kit com etiquetas para identificar as roupas. Vinham 30 etiquetas, que custavam R$60. Achei muito caro, e afinal de contas eu sempre identifico os uniformes com aquelas canetas de tecido. Mas aí me deu vontade de dar uma caprichadinha... E lembrei da dica da Ana, do Mãe mochileira, filho malinha, que escreveu sobre a Names 2 Glue, uma empresa virtual que vende etiquetas para roupas, utensílios, mochilas e o que mais você imaginar. As etiquetas saíram pela metade do preço, chegaram na data certinha, e já estão no uniforme da Aninha.
Valeu pela dica, Ana! Recomendadíssimo!
Má.

PS.: UPDATE total: escrevi o post semana passada, e ontem uma etiqueta já caiu do uniforme da Ana. Daí fico na dúvida, se fui que não coloquei direito ou se é meio vagabundo... Acho que vou esperar um pouco mais antes de indicar pra valer, ver se mais algum cai, ok?

PS.2: A Bia, da Names2Glue, deixou um comentário aqui, que achei muito esclarecedor e simpático; não deixem de ler (já que a ANTA aqui não consegue colar, rsss!)

sábado, 7 de agosto de 2010

Menina Cartesiana

Alice descobriu a lógica e vem se mostrando uma grande fã de Descartes! É bobear e ela começa a "logicar"
"Tudo que é azul, é azul! Tudo que é branco, é branco! Tudo que é preto, é preto!"
Tem horas que ela resolve sofisticar e aprofunda a lógica:
"Tudo que é papai, é papai! Tudo que é mamãe, é mamãe!"
É... pelo menos ela tem algumas coisas já bem claras na cabecinha dela... tudo que é Alice, é Alice!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Paia Tudo!

Fomos ao shopping comprar uns presentes que precisávamos. Depois de muito rodar, pedi ao meu marido que desse a volta pelo outro lado do corredor com a Alice para que ela não visse a sala de jogos do shopping que ela tanto ama, porque eu sabia que seria um tal de "pufavô, só um pôquinhu!" que eu não estava com tempo para ouvir. Eu veria as lojas do lado da sala e encontraria com eles na escada rolante.
Plano perfeito! Só que foi justamente na loja ao lado da tal sala que encontrei o tal presente. E, com isso, demorei um pouco. Quando cheguei Alice já tinha seu nariz colado no vidro da sala de jogos e entoava o seu famoso mantra do "pufavô, só um pôquinhu!" repetidamente.
Meu marido com uma cara de 'não creio', chega perto de mim e diz que nunca pensou que uma pessoinha desse tamanico todo, quando visse uma coisa que ela gosta, fosse capaz de largar tudo e sair gritando: "PAIA TUDO, PAIA TUDO, PAIA TUDO!"
É... está virando uma pré-adolescente essa guriazinha!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Amamentação

Não sei se é um sinal dos tempos, ou se é por memória dos primeiros 16 meses da vida dela, mas Alice só concebe a idéia de alimentar os bonecos dela no seio!
Brinca, dá comidinha, troca roupinha e fralda, mas na hora de mamar, é no seio!
Eu me lembro quando eu era criança que minhas bonecas tinham mamadeiras e nem passava pela minha cabeça que elas poderiam amamentar no seio.
Alice, pelo contrário, declara que mamadeiras são para bebês grandes, bebês pequenos só podem mamar "no peito".
Espero que ela leve esse pensamento com ela até ter seus próprios filhos!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Meu bebê

Sábado fomos a um casamento lindo, de um casal de amigos. Durante a cerimônia a mãe dos noivos falou algumas palavras sobre o casal, e ao final referiu-se ao noivo como "meu bebê". As risadas foram gerais, mas toda mãe sabe que o filho é sempre o nosso bebê, não importa qual idade tenha.
Eu não sou muito de ficar falando essas coisas, chamando elas de pequeninas, bebezinhas, etc, mas a amanhã é o primeiro dia da Ana numa escola nova, e só consigo pensar como a minha bebezinha vai se sair neste novo ambiente. Ela já mudou de escola algumas vezes, mas agora está indo para uma em que não tem nenhum amiguinho conhecido, e numa idade- 6 anos- em que já existem as famosas "panelinhas". Estou muito ansiosa, preocupada, pensando como ela vai se sair. Cheguei ao cúmulo de pensar que queria entrar na sala com ela, pra defendê-la de qualquer coleguinha mais maldoso.
Aí perguntei, "Ana, você está nervosa com a escola nova?"
Ela fez a cara mais "" do mundo e falou "claro que não"- isto nem passou pela cabeça dela. Perguntei se ela estava ansiosa, e ela me disse:
-Não mamãe, eu estou curiosa.
Não são fantásticos estes pequenos grandes seres?
Má.

Dieta balanceada...

Batom tem vitamina E né?
Então não preciso me preocupar com as marcas de dente que estão no meu batom, e nem com os dentes Maybelline Rich Cassis 450 da Sophia né?
Só pra checar...
XOXO